domingo, 28 de maio de 2017

A teologia que acredito

A teologia que acredito envolve todos os sentidos, é indecente e provocativa. Ela mexe com estruturas sociais e eclesiásticas. Deixa tudo de ponta cabeça. Não está presa em doutrinas, dogmas, cadernos do sim e não, pode ou não pode, é pecado ou não. 
A teologia que acredito não está presa à Bíblia, porque a Bíblia não prende Deus. A Bíblia não contempla todo Mistério e muito menos dá as respostas para todas as questões da vida. 
A teologia que acredito não é a de um Deus punitivo ou manipulador. Não tem seu foco no sangue, no sacrifício e na lógica da morte e abandono. 
A teologia que acredito é a da terra, do povo, da luta, da alegria, do amor, do sonho e da festa mesmo em meio às dificuldades, do diálogo interreligioso, da diversidade sexual, do direito do corpo da mulher. Não é uma teologia que exclui, que massacra os corpos, que é rígida, que define quem é Deus. É a teologia do Mistério da Vida, da nuvem do não-saber, da mística e da beleza. É a teologia que acontece em meio à vida cotidiana com suas alegrias e agruras, lutas, vitória, perdas, mas que nos anima e dá esperança para seguir na caminhada da vida. Odete Liber


Nenhum comentário:

Postar um comentário