terça-feira, 30 de maio de 2017

Marcas que marcam

Marcas que marcam
Segundo a visão anglicana, a missão da Igreja consiste na proclamação do Evangelho, no ensino, no batismo, na formação dos fiéis, na resposta às necessidades humanas com amor, na busca da transformação das estruturas injustas da sociedade, na luta pela salvaguarda da integridade da criação, e sustento e renovação da terra. São cinco (5) marcas. A primeira é "Proclamar o Evangelho do Reino" e a segunda é "ensinar, batizar e formar os fiéis", e por isso são consideradas como o mínimo esperado pelas igrejas cristãs. A terceira é "Responder às necessidades humanas com amor" que está relacionada com o que temos feito para ajudar os que necessitam, seja física, emocional ou espiritual. É a acolhida, a inclusão. Já a quarta marca da missão é "Buscar a transformação das estruturas injustas da sociedade", ou seja, é o engajamento de tod@ cristão/ã em busca de um mundo melhor pra se viver. E finalmente, "Lutar pela salvaguarda da integridade da criação, sustento e renovação da terra". É uma visão holística.
Assim, a partir das cinco (5) marcas, não se pode perder de vista que a Igreja existe no poder do Espírito para Proclamar as Boas Novas do amor reconciliador de Deus em Jesus Cristo; Batizar e nutrir a quem passa a crer em Cristo; Responder às necessidades humanas com serviço zeloso; Trabalhar pela transformação da sociedade de acordo com os valores do Evangelho e Salvaguardar a integridade da criação e a renovação da vida na terra.
É preciso incitar no processo diário o ato de amar e trabalhar com outros, ou seja, deve comprometer-se com a "missio dei" e vivenciando a nossa fé Trinitária, pois "Cremos em um Deus como Criador e Sustentador, Redentor e Doador da Vida". Somos uma comunidade de batizad@s, chamad@s para a fé e esperança e com isso, existimos para brilhar como luzes do mundo para a glória de Deus, preparando o caminho para a liberdade que há Cristo e para que o amor de Deus seja revelado no meio de nós.
Somos tod@s chamad@s a proclamar as boas novas. Deus chama a tod@s para a uma vida nova no poder da ressurreição de Cristo, que é precedida pela morte. Morte para tradições apreciadas, morte para preconceitos inveterados; morte para um ego antiquado, e então uma chamada para uma vida nova e revitalizada em serviço e esperança. Missão numa perspectiva anglicana é proclamar as boas novas, é proclamar o shalom de Deus, o reino da totalidade, da paz, da restauração, da cura, solidariedade, do amor e da justiça.  E como disse Queiroz, [...] Quem assim ama, vive em missão permanente".  Odete Liber


Nenhum comentário:

Postar um comentário