terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

amor é casa que se constrói


Quem ama cuida
Quem nunca ouviu essa frase ? Creio que todos já ouviram.
E mais, muitos repetem essa frase e afirmam que quem ama cuida ao se referir ao ciúme. Ciúme virou sinônimo de amor, cuidado. Vale lembrar que vivemos numa sociedade adoecida e que nos ensina uma série de ideias que na realidade são distorções da verdade. Isso vale lembrar que cuidar não é sinônimo de ciúme. Não é viver em função do outr@. Não é ser possessivo.
Quem ama cuida, é parcialmente verdadeira. Sabe por que ? Porque quem ama respeita o outro como ela é! Respeita sua forma de ser e agir, não impõe, não fica com cobranças, imposições.
Quem ama cuida e dá  asas para o outro voar, pois voar é permitir a individualidade do outro, para que “o outro” cultive seus interesses e se desenvolva plenamente. E ambos, cada um na sua individualidade, buscam aprender com as experiências de cada dia, com as conversas, com as viagens, as leituras e inclusive um com o outro. Lembrando que, o amor é fortalecido quando respeitamos o espaço e as necessidades de cada um.
Quem ama cuida e procura enraizar as relações afetivas, sem “dominar ou controlar”. Porque alimentar nossas raízes é cultivar o afeto diário, o respeito e o amor para crescerem juntos. “No amor, quero asas para voar e raízes para crescer”. Sabe, as pessoas podem optar por qualquer tipo de relacionamento, mas a creio que a felicidade em nossas relações sociais e afetivas provém do  mágico equilíbrio entre afeto diário, respeito a individualidade. Assim, não se transforma a relação em uma ilha.
Quem ama cuida e com isso, quando cada um prioriza suas necessidades e se esquece de agir em prol do relacionamento, há algo de errado ou egoísta.  Deve-se buscar manter um equilíbrio entre os objetivos individuais e os objetivos do casal, oferecendo apoio mútuo e, com isso, “fortalecendo as raízes e oferecendo asas”.
Logico que todo relacionamento inicia-se cheio de emoções e muita paixão, tesão. Cria-se um mundo à parte e até esquecem d@s amig@s; familiares, e aí complica a relações. Nenhuma relação é uma ilha.
Quem ama não fica stalqueando as redes sociais do outr@,  questionando as curtidas do outro. Mas sim, ligará de forma despretensiosa, apenas para dizer que @ outr@ faz falta. Irá aparecer em qualquer dia da semana, numa noite qualquer, para surpreender carinhosamente @ outr@. Quem ama cuida, demonstrando não ter medo de fazer planos e sonhar junto. Gostará de ver o outr@ como é: cabelo arrepiado, pijama estranho, acordando sem querer conversa pela manhã nos primeiros 30 minutos. Ninguém acorda maquiad@, hello!!
Quem ama faz o outr@ ficar, sem pedir. Sem crises de ciúmes ou chantagens emocionais.
Quem ama cuida e por isso, aprende a dialogar, a confiar um no outro. Ou seja, não irá oferecer  dúvidas, pelo contrário, oferecerá abrigo, firma um compromisso sem medo do que os outros vão pensar. Esquece as ”fases” da vida e quer aproveitar o tempo, mesmo cansad@ do trabalho. Ouve, faz um cafuné e também fala, afinal, ambos precisam se ouvir.
Quem ama cuida e não fica com cenas de ciúmes, como se o outro fosse seu objeto preferido. Você não é uma coisa, é gente, é ser humano. Quem ama cuida e não confunde amor, estar junto, ser companhia e fazer companhia com “posse”. Afinal, quem ama cuida e faz o jardim de ambos florescer, apesar dos espinhos. Pois “no amor, quero asas para voar e raízes para crescer”. Relações afetivas se constroem ao longo da vida, amor é casa que se constrói. Odete Liber



Nenhum comentário:

Postar um comentário