sexta-feira, 4 de março de 2016

O que é família: educando se resgata os valores do Reino de Deus na família

O que é família: educando se resgata os valores do Reino de Deus na família

Familia: distingui-se de outros grupos sociais devido a sua função ou atribuições: determinação de um lugar comum de residência, satisfação de necessidades sexuais e afetivas, estabelecimento da unidade primária de cooperação econômica, procriação, socialização de novas gerações. 

 Século XXI: novas definições para familia: 
                                                                        CF/88
                                                                          O Rappa 
                                                                         Casa, Baith (AT), oikos (NT)  

Familia e SHALOM

Familia é espaço de ensino e paz quando propaga os valores do Reino de Deus.

Evangelho de Marcos 3: 31-35: Familia é todo aquele que fizer a vontade de Deus!
Valores do Reino de Deus
A convivência familiar: Feliz    OU     Insuportável .
Pode ser amor e ódio, o domicilio pode ser espaço de hospitalidade, amor, afetividade, diálogo ou simplesmente mera pensão onde se aloja, dorme, toma banho.
Familia é como uma semente  : precisa ser cuidada porque ainda não é fruto, e como semente, está por fazer, por amadurecer e frutificar
Familia se compra?  Dê-me 500 gramas de familia...
Somos familia à medida que há relações, somos mais familia, quanto mais fortes são essas relações, e há dias em que simplesmente, não somos familia.

Familia é Processo, processo é educação, educação são valores.
Valores básicos na familia:     Familia em si mesma
                                                         Aprendizagem do amor
                                                         Obediência e respeito
                                                         Transmissão do sentido transcendente da vida
                                                         Escola de conhecimentos
                                                         Acolhimento
                                                        Valores transcendentes



Mulheres -     shalom -     ensino -  educação -     resgate de valores do Reino em casa. Pois, “O fruto da justiça será a paz. De fato, o trabalho da justiça resultará em tranqüilidade e segurança permanentes.” (Isaías32:17)

“Quando olhamos por alto as pessoas,ressaltam suas diferenças: negros e brancos, homens emulheres, seres agressivos e passivos, intelectuais eemocionais, alegres e tristes, radicais e reacionários. Mas, àmedida que compreendemos os demais as diferençasdesaparecem e em seu lugar surge a unicidade humana: asmesmas necessidades, os mesmos temores, as mesmaslutas e desejos. Todos somos um”.(Baleeiro “Quando olhamos por alto as pessoas,ressaltam suas diferenças: negros e brancos, homens emulheres, seres agressivos e passivos, intelectuais eemocionais, alegres e tristes, radicais e reacionários. Mas, àmedida que compreendemos os demais as diferençasdesaparecem e em seu lugar surge a unicidade humana: asmesmas necessidades, os mesmos temores, as mesmaslutas e desejos. Todos somos um”.(Baleeiro “Quando olhamos por alto as pessoas,ressaltam suas diferenças: negros e brancos, homens emulheres, seres agressivos e passivos, intelectuais eemocionais, alegres e tristes, radicais e reacionários. Mas, àmedida que compreendemos os demais as diferençasdesaparecem e em seu lugar surge a unicidade humana: asmesmas necessidades, os mesmos temores, as mesmaslutas e desejos. Todos somos um”.(Baleeiro “Quando olhamos por alto as pessoas,ressaltam suas diferenças: negros e brancos, homens emulheres, seres agressivos e passivos, intelectuais eemocionais, alegres e tristes, radicais e reacionários. Mas, àmedida que compreendemos os demais as diferençasdesaparecem e em seu lugar surge a unicidade humana: asmesmas necessidades, os mesmos temores, as mesmaslutas e desejos. Todos somos um”.(Baleeiro“Quando olhamos por alto as pessoas,ressaltam suas diferenças: negros e brancos, homens emulheres, seres agressivos e passivos, intelectuais eemocionais, alegres e tristes, radicais e reacionários. Mas, àmedida que compreendemos os demais as diferençasdesaparecem e em seu lugar surge a unicidade humana: asmesmas necessidades, os mesmos temores, as mesmaslutas e desejos. Todos somos um”.(Baleeiro“Quando olhamos por alto as pessoas,ressaltam suas diferenças: negros e brancos, homens emulheres, seres agressivos e passivos, intelectuais eemocionais, alegres e tristes, radicais e reacionários. Mas, àmedida que compreendemos os demais as diferençasdesaparecem e em seu lugar surge a unicidade humana: asmesmas necessidades, os mesmos temores, as mesmaslutas e desejos. Todos somos um”.(Baleeiro“Quando olhamos por alto as pessoas,ressaltam suas diferenças: negros e brancos, homens emulheres, seres agressivos e passivos, intelectuais eemocionais, alegres e tristes, radicais e reacionários. Mas, àmedida que compreendemos os demais as diferençasdesaparecem e em seu lugar surge a unicidade humana: asmesmas necessidades, os mesmos temores, as mesmaslutas e desejos. Todos somos um”.(Baleeiro

O que é família: educando se resgata os valores do Reino de Deus na família

Pra. Odete Liber
 I- Introdução
O nosso estudo tem como foco a familia (indeppende do modelo em que ela está formada), a qual, pelo ensino educação, resgata os valores cristãos e éticos na família.
O conceito de família, independente de suas variações, é basicamente o mesmo desde os primórdios da humanidade.
Hoje, apesar de no passado já terem sido registrados casos semelhantes ao longo da história da humanidade, a família pode tanto ser constituída por pais e filhos, como por um conjunto de amigos, onde cada membro assume uma função social perante os demais.
O que conhecemos como família hoje tem pouca similaridade com as expressões culturais da época bíblica. Há, no decorrer da história da humanidade várias compreensões diferentes de família. E com isso, é difícil estabelecer uma definição universal e normativa de família.
Logicamente, a família se distingue de outros grupos sociais devido a sua função ou atribuições: determinação de um lugar comum de residência, satisfação de necessidades sexuais e afetivas, estabelecimento da unidade primária de cooperação econômica, procriação, socialização de novas gerações.  Essas atribuições descrevem a tribo, o clã ou a família extensa. A família nuclear que é a mais conhecida por todos (papai, mamãe e filhos) é uma adaptação posterior de todas as formas de grupos sociais.
Hoje, no século XXI há novas definições para família. Família é encontrada nos grupos de rua, que se unem para juntos suportarem a dor que a vida lhes impõe, está na igreja e tantos outros lugares.
Há uma música que diz, de certa maneira, o que é família nos dias de hoje:
Família é quem você escolhe pra viver
Família é quem você escolhe pra você
Não precisa ter conta sanguínea
É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia. (O Rappa)
 Ou seja, "Família é todo conjunto de pessoas unidas por interações sociais com certo grau de coesão entre seus membros, com graus de parentesco artificiais ou concretos, declarados ou ocultos, com ou sem ligação genética".
Com isso, podemos dizer que o conceito de família muda com o passar do tempo, com a história. Afinal, inúmeras são as influências do ambiente social para a formação da personalidade humana. Inegavelmente, a família é a mais importante de todas. É ela que proporciona as recompensas e punições, por cujo intermédio são adquiridas as principais respostas para os primeiros obstáculos da vida. É instituto no qual a pessoa humana encontra amparo irrestrito, fonte da sua própria felicidade. Os membros integrantes da família (pais, irmãos, avós, etc.) moldam o ser humano, contribuindo para a formação do futuro adulto. Não foi por acaso que um dos maiores nomes da literatura brasileira, Machado de Assis, já afirmara que “o menino é pai do homem”.

E biblicamente?
Creio que a melhor definição da concepção bíblica da família é a casa, pois a família nasce do sentido intenso de solidariedade que liga entre si e os membros do povo. O termo que expressa melhor a realidade da família como um todo único, solidário, na perspectiva do indivíduo, é o termo BAITH ou casa.
Casa se refere à família quer como casado/vivendo junto que se desdobra na história quer como grupo humano que partilha o mesmo quadro religioso e social. A família, a casa, é o lugar onde a fé é acolhida, surge também à necessidade de que ela, na sua totalidade, testemunhe o evangelho.
No Novo Testamento temos a casa novamente, o OIKOS. E é no contexto da família, da casa que as virtudes abstratas de amor, perdão, alegria, paz, bondade, domínio próprio, se fazem presente. É na casa que a hospitalidade torna-se virtude, o relacionamento cristão é exemplo ou ensino, para os não cristãos. E é nessa casa, nessa família, pelo ensino, que a paz e os valores se fazem presente. Pois na bíblia, paz é SHALOM. Na verdade, no hebraico, essa palavra toma dimensões maiores do que a nossa tradução para o português. Na verdade, SHALOM, no sentido mais lato da palavra, abrange o bem-estar (Juízes 19.20); a saúde física (Isaías 57.18; Salmo 38.3); a prosperidade (Salmo 73.3); o contentamento ao adormecer (Salmo 4.8); na partida (Gênesis 26.29) e no momento da morte (Gênesis 15.15, etc.); boas relações entre as nações e os homens (1Reis 5.26); Juízes 4.17; 1Crônicas 12.17-18); salvação (Isaías 43.7; Jeremias 29.11; cf. Jeremias 14.13).
Pode-se, portanto, dizer que a casa, o lar, a família, é o centro de ensino vital da fé e dos valores do Reino de Deus. É à família que é imposta a tarefa de fazer do ser humano mais humano e deste mundo, o kosmos, do Senhor.

II- FAMILIA E IGREJA: espaço de e para a educação e o resgate valores[1]
Família, nos dia de hoje, é uma configuração relativa, porque esta se transforma no decorrer da história. Até meados dos anos 90 do século passado tínhamos a família nuclear, a qual não existe mais hoje. Somos testemunhas de uma continua transformação da família e essas mudanças não são, em si mesmas, nem boas nem más. Há famílias extensas, nucleares, com ou sem nenhum progenitor, família sem filhos, famílias com filhos oriundos do companheiro apenas...
Com isso, o que é família para nós cristãos? Quem faz parte da família? Como ela nos dias de hoje pode ser espaço de ensino e propagação de valores do Reino de Deus?
Como resposta, leiamos o Evangelho de Marcos 3:31-35.
Família é todo aquele que fizer a vontade de Deus! E dela fazem parte todo àquele que fizer a vontade de Deus. E a família é espaço de ensino e paz quando propaga os valores do Reino de Deus. São os valores do Reino de Deus: amor, fé, justiça. Liberdade, fidelidade.
Sabe-se que a família tem seus conflitos e nem sempre é fácil ser família. Há momentos em que somos família de fato e outros em que somos qualquer coisa, menos família. Do ponto de vista jurídico, a família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma partilhar o mesmo domicilio. A convivência em família pode ser feliz ou insuportável, pode ser amor e ódio, o domicilio pode ser espaço de hospitalidade, amor, afetividade, diálogo ou simplesmente mera pensão onde me alojo, durmo ou tomo banho.
Família é como uma semente. Assim, precisa ser cuidada, pois ainda não é fruto. Como semente, está por fazer, por amadurecer e frutificar. E de todo modo envolve o fato de se assumir as limitações e reconhecer que nem sempre faremos todo o bem que gostaríamos, pois há momentos difíceis, de dor, circunstâncias tremendas, até trágicas. A vida envolve tudo isso! Mas as dificuldades com pão são as menores, diz o provérbio, e o penoso da vida torna-se menos penoso quando o vivemos a partir de relações fortes.
Porque a família não consiste apenas nos laços de sangue, vai além! Não é algo que possamos comprar: “Dê-me 500 gramas de familia”. E isso é um problema em nossos dias porque estamos acostumados a comprar tudo. Basta lembrar o que se faz com os filhos: enche-os de coisas que se pode comprar e priva-os de relações pessoais intensas e os pais, com isso, ficam satisfeitos.
Somos família à medida que há relações, somos mais familia, quanto mais fortes são essas relações, e há dias em que simplesmente, não somos família.
Somos família na medida em que na casa encontramos alguém e na qual nos sentimos mal quando ocorrer de ficarmos sozinhos. Ou seja, não é uma casa-hotel, pensão. Em casa deve-se estar e deve-se estar bem. Não é lugar para descarregar nossas raivas do dia de trabalho (história do gatinho que todo mundo pisava no rabo dele). A casa é lugar para brincar, para falar, entreter-se de mil maneiras, orar e divertir-se. Dar tempo é dar vida! Família não é lugar para cada um ficar na sua TV e no seu quadrado! Família é unidade, é respeito ao gosto do outro. É entender que há tempo para tudo, inclusive para ver ou não TV.
Casa e família são lugares para se falar. Falar significa que a família está viva e tem vida, e fortalece essa vida. É lugar de dizermos muitas coisas sem falar, sem palavras (um gesto, um sorriso, uma lágrima, um detalhe). Numa casa em que se fala e se dizem as coisas, existe a sensibilidade, a capacidade de escutar, para perceber as mensagens e dar respostas. Familia é lugar de aprofundar o diálogo. É falar sem gritar, sem aborrecer, sem dar atenção em demasia a assuntos banais.
 A casa e a familia são pontos de referencia e de felicidade. É o ninho, o aconchego. Cada um sabe o que torna o outro feliz. Nós nos socializamos primeiro com a família, igreja. Depois a escola, amigos...
Há valores além dos do Reino de Deus, que são importantes para a familia e igreja, nesse processo educacional de valores. São valores básicos.
1º        a família em si mesma. Nossa cultura é uma cultura da familia. É um valor que se tem como pressuposto, ao ponto de se dizer que “a familia não é o próximo, é a própria pessoa”.
2º       família como âmbito de aprendizagem do amor. As relações no interior da familia são relações de amor. A família é como o útero no qual se é amado por si mesmo, tal como se é, em que se desenvolve a personalidade humana. A família se constitui uma escola de socialização a partir do amor, um espaço de gratuidade, no qual se vislumbra a paz e em caso de necessidade, a familia mobiliza-se em uníssono para ajudar.
3º      obediência e respeito. Essencial em qualquer âmbito da vida social do ser humano, é parte do amor.
4º       transmissão do sentido transcendente da vida. Lugar das primeiras experiências religiosas ou de fé, de aprendizagem da oração, de encontro com Deus, de instrução de fé. A oração em família foi tradicional entre nós de muitas formas e não é porque a sociedade muda constantemente que ela deve ser ignorada. A vivência da fé na e com a comunidade de fé, é essência.  Todo momento é momento de vivenciar a fé, pois através da adoração nasce a esperança da libertação, o povo encontra a sua identidade, descobre sua história, faz o presente e o futuro. A transmissão do sentido transcendente da vida se dá em familia, com a familia de Cristo, a leitura da Bíblia, participação na vida da igreja, orações, afinal, na história do povo cristão, a oração era parte natural da vida diária.
5º      Escola de conhecimentos. Não só de conhecimentos, mas de tolerância, liberdade, solidariedade, sacrifício, fidelidade. A partir da família, o ser humano situa-se na história, nela surgindo às diferentes vocações de seus membros.
6º      Acolhimento.  Lugar de acolhimento, hospitalidade, fraternidade. De compartilhar com os outros, de modo especial com os mais necessitados, de ajuda mútua. De compromisso com a sociedade em que se insere, por seu bem comum, e também na Igreja. Aprendizagem da responsabilidade e da convivência, onde se descobre que um individuo não é um absoluto.
7º   Valores transcendentes[2] (Para se referir a relação de Deus com o mundo e com cada Crist@. As características, designadas transcendentais, são a unidade, verdade,  bondade, amor.  A transcendência, segundo Boff, se dá nos pequenos e grandes momentos, pois  para ele, somos seres de enraizamento e seres de abertura. Primeiramente nos sentimos seres enraizados. Temos raiz, como uma árvore. E a raiz nos limita, porque nascemos numa determinada família, numa língua especifica, com um capital limitado de inteligência, de afetividade, de amorosidade. Mas somos simultaneamente seres de abertura. Ninguém segura os pensamentos, ninguém amarra as emoções. Elas podem nos levar longe no universo. Podem estar na pessoa amada, podem estar no coração de Deus. Rompemos tudo, ninguém nos aprisiona. Mesmo que os escravos sejam mantidos nos calabouços e obrigados a cantar hinos à liberdade, são livres, porque sempre nasceram livres, e sua essência está na liberdade. Então, possuímos essa dimensão de abertura, de romper barreiras, de superar interditos, de ir para além de todos os limites. É isso que chamamos de transcendência. TRANSCEDENCIA ESTÁ MUITO ALÉM DA RELIGIÃO. O SER HUMANO rompe, vai para além daquilo que é dado.) Na sociedade cristã, na vida cristã, predominaram os valores transcendentes: a verdade, honestidade, respeito a todo ser humano, liberdade, solidariedade, fé, tolerância, humildade, simplicidade, alegria, fecundidade, paz, verdade. Afinal, nosso Deus é sensível e atento aos sofrimentos dos oprimidos; que Deus está efetivamente comprometido com a libertação dos oprimidos; e, que Deus promete aos oprimidos uma vida feliz, numa terra nova.
Vivemos numa sociedade de mudanças constantes, em tempos incertos, mas, independente do tipo de familia (só com pai, só com mãe, ou com os dois pais, duas mães, formada no modelo nuclear, pais diferentes, novos casaemntos...), os valores do Reino de Deus continuam vigentes e transformam a sociedade, pois se assim não o fosse, não estaríamos aqui e não seriamos cristãs.
Que como família, independente de como ela seja formada, possamos olhar para o Reino de Deus e seus valores, e acimentar/alicerçar nossas casas nesses valores, para que o shalom, a paz que vem de Cristo inunde nossas vidas e casas e sejamos testemunhas do Reino de Deus. Mulheres que realmente caminham em busca da paz e que, pelo ensino, educando, resgatam os valores do Reino em casa: “O fruto da justiça será a paz. De fato, o trabalho da justiça resultará em tranqüilidade e segurança permanentes.” (Isaías 32:17)
Deus nos abençoe.




[1] Quando me refiro a valores da familia, me reporto sempre aos valores do Reino de Deus, que são, por conseguinte, os valores da familia e de todo cristão. O Reino de Deus gera transformação de valores espirituais, morais e principalmente ético-humanos. Para Gutiérrez “o Reino é graça, mas é também exigência. É dom gratuito de Deus e é apelo de conformidade ao seu desígnio de vida. Isto é o que se pede do discípulo, sua vida transcorre entre a gratuidade e a exigência.” E mudança é conversão, que significa mudança de comportamento, um enfoque diferente da vida, o início do seguimento de Jesus.
[2]  Ademais, temos a dimensão sã e também a dimensão patológica. Porque não somos só homo sapiens sapiens. Somos hoje, fundamentalmente, homo demens, duplamente demens, coisa esquecida na modernidade iluminista. Hoje somos dementes, em grau supremo. É a nossa situação. É o nosso arranjo existencial. Eis nosso enraizamento, nossa imanência. Mas somos simultaneamente seres de abertura. Ninguém segura os pensamentos, ninguém amarra as emoções. Elas podem nos levar longe no universo. Podem estar na pessoa amada, podem estar no coração de Deus. Rompemos tudo, ninguém nos aprisiona. Mesmo que os escravos sejam mantidos nos calabouços e obrigados a cantar hinos à liberdade, são livres, porque sempre nasceram livres, e sua essência está na liberdade. Então, possuímos essa dimensão de abertura, de romper barreiras, de superar interditos, de ir para além de todos os limites. É isso que chamamos de transcendência. TRANSCEDENCIA ESTÁ MUITO ALÉM DA RELIGIÃO. O SER HUMANO rompe, vai para além daquilo que é dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário