sexta-feira, 29 de maio de 2015

Ninguém apaga o que está no coração e na memória

Hoje quando olho pra muitas crianças fechadas em suas casas (apartamentos), passando horas em frente a tv, sem correr, brincar, aguçar seus sonhos, suas ideias, olho pra o passado e vejo como corri livre pelos campos, pastos. Parceia que nada tinha limite na imensidão do mundo. Amava correr de braços abertos, com o vento batendo no rosto. Amava simplesmente parar e apreciar o mundo que estava a minha volta: natureza.
A natureza com suas árvores frutíferas ou não, flores, gramados, rios, fontes, cachoeiras. Animais ariscos e mansos. Pássaros coloridos.
Tudo era tão grande diante da minha pequenez!     
Como era gostosos trepar (subir, não pense coisas feias, porque na minha região até hoje trepar é igual a subir) na árvore e lá comer a fruta. Como era bom deitar numa pedra em meio ao pasto e ficar olhando para as nuvens e criando coisas, imaginando histórias. Como era bom olhar o céu azul, ver o sol brilhando. Como era bom brincar de carrinho no terreiro, fazendo estradas com a enxada.
Como era lindo ver  a lua enorme e imaginar que lá morava alguém, como por exemplo São Jorge.  Como era bonito ver a noite toda estrela, pipocada de estrelas brilhando e ficar a imaginar como seria se pudesse pegar uma nas mãos.
Como era bom andar  a cavalo mesmo sendo tão pequenina. Trago na memória o meu Petiço (esse era o nome dele) encilhado, vindo para um barranco, onde eu já estava a espera dele para montar, e lá saiamos nós, por horas. Tenho uma foto nele (e até hoje meus olhos ficam mareados de lágrimas ao lembrar o dia que tive que dele me separar). Meus pais não se preocupavam com os longos passeios a cavalo, porque onde morávamos não havia trânsito, poucas pessoas, senão raras, andavam por aquelas estradas e de um lado a outro da estrada, estavam nossas plantações. Fruto do trabalho de meus pais. 
Também me recordo que minha outra brincadeira preferida era imaginar novos caminhos, estradas. Isso mesmo! Eu fazia no terreiro de casa (naquela época na fazenda não se tinha calçada em volta da casa) com a enxada, estradas, criava verdadeiros labirintos que só eu conseguia decifrar o inicio e o fim.  
Eu era solitária, tímida, magricela, feinha. Não tinha crianças para brincar comigo, mas isso não me impedia de sonhar e brincar.  Qualquer galho de árvore virava um brinquedo. Até com os bichos  eu brincava (vaca, boi, carneiro, cabrito, porco, galinha, etc)
Amava ficar no balanço. Minha mãe fez um dentro de casa, na sala, principalmente porque em dias frios e chuvosos não dava para sair. O bom é que havia muito espaço em casa. Nossa casa era enorme na época.  
Bem, e a tv? Isso não existia. O máximo era um rádio. Por isso a imaginação corria solta.
Mamãe também gostava de contar histórias, e eu ficava ali, com os olhos arregalados para cada palavra que ela ia dizendo. Era a história do Pedro Malazarte,  mula sem cabeça, boitatá, lobisomem, mãe d’água,  saci Pererê,  caipora, Iara, João e Maria, o lobo e os sete cabritinhos,   o gênio da garrafa, a amoreira, o Flautista de Hamelin e histórias de vida dela, dos meus avós (que conto outra hora).
Também não havia os joguinhos (ludo, damas, xadrez, quebra cabeça) que há hoje, então minha mãe inventava muitos.  Um deles que gosto até hoje é Buzio (feito com milho e nada haver com búzios - sorte) com ele já íamos aprendendo a somar. Fazia e jogava peteca, criava brinquedos com caixas de fósforo... Tanta coisa, com tão pouco!
Lembro-me que a mãe não dizia que havia jogo, nem cor certa para menina e para menino. A mãe sempre disse que as cores são para todo mundo, assim como as brincadeiras. O que comprova que Simone de Beauvoir estava certa. Afinal, nós não nascemos mulheres, nos tornamos mulheres.  E olha que minha mãe nem sabe quem é  Simone de Beauvoir.
Também me recordo que quando viajávamos de carro eu amava ficar olhando tudo, cada pedaço da estrada, cada arvore cada pássaro, cada casa, cada animal, cada flor. Encantava-me quando via as torres elétricas da Copel (quem diria que uma criança iria achar isso lindo). 

É, são memórias que o tempo não leva e não apaga, pois estão gravadas na memória e no coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário