terça-feira, 20 de novembro de 2012

Párabola


Por favor, permitam-me recontar-lhes, resu­mi­da­mente, a conhe­cida Parábola dos urubus e os pintassilgos:
Era uma vez, os uru­bus que toma­ram o poder na flo­resta e impu­se­ram seu estilo de vida a todos os ani­mais. Sua culi­ná­ria, sua moda, sua esté­tica e mesmo suas pre­fe­rên­cias musi­cais tornaram-se o padrão e a refe­rên­cia para todos.
Os pin­tas­sil­gos, muito cor­da­tos, esforçavam-se sobre­ma­neira para cor­res­pon­der às exi­gên­cias dos uru­bus. Entre­tanto, os pobres pin­tas­sil­gos não con­se­guiam se acos­tu­mar com o car­dá­pio de car­niça que deve­ria subs­ti­tuir sua dieta de fru­tas, tam­pouco con­se­guiam andar como os uru­bus, reproduzir-lhe os reque­bros e os gru­nhi­dos que os uru­bus cha­ma­vam de música.
Obser­vando os desa­jei­ta­dos pin­tas­sil­gos, os uru­bus con­cluí­ram suma­ri­a­mente: “Não adi­anta. Um pin­tas­silgo sem­pre será um urubu de segunda categoria”.
Esta estó­ria, escrita por Rubem Alves, demons­tra muito bem como todos nós pro­cu­ra­mos mode­los para pau­tar nosso estilo de vida. E os há de toda espé­cie. Uns mais para uru­bus, outros mais para pin­tas­sil­gos. Claro que alguns des­ses mode­los nos fas­ci­nam e sedu­zem mais que outros. Mas a escolha é sempre nossa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário