quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Jonas: uma novela espetacular

O profeta Jonas foi um homem bem interessante, teimoso, azedo e chato. E seu livro repleto de surpresas. Mas falar o que sobre ele... E dizer o que? Dizer que ele foi cabeça dura? Teimoso? Dizer que ele estava deprimido, estressado e tinha vontade de largar a sua profissão? Vamos dizer que ele foi um louco? Não, talvez...Falaremos muitas coisas... A começar pela época em que ele vivia que eram tempos difíceis, talvez como hoje.
Digo que o livro de Jonas é como um mapa, uma cartografia de acidentes geográficos e humanos, com abismos notáveis e desnecessários, com vales e planaltos, com picos de ira e inimizades. Despenhadeiros e relevos insignificantes. Planície de humanas guerras, areias movediças e desertos de genocídios. A história de Jonas é como um canal feito de águas e correntes, redemoinhos, com marés insuportáveis (intolerantes), vulcões de ódio permanente, latitudes e  longitudes sem perdão. Vácuos de misericórdia –espaços vazios de misericórdia.
Jonas pretende conhecer o mapa e se recusa a descobrir o mundo maior e mais variado e se recusa a conhecer um Deus mais livre e misericordioso e também bem humorado!
Jonas está no porto. Ninive de um lado. Jonas indo para outro lado. Jonas dentro do navio. Jonas embaixo. Os marinheiro em cima. Jonas não. O mar antes e depois. Tempestade. Encontro e desencontro. Eu e os outros. Fora do barco. Dentro domar. Seco e molhado. Jogado e tomado dentro do peixe. Fundo do mar. Ventre do peixe. Alto mar. Outro altar. Engolido e vomitado. Perto de Ninive. Dentro da cidade. Pressa e jejum. Fora da cidade. Baixo e alto. Ira e calor. Esquerda e direita. Rancor e perdão. Misericórdia e paixão.  Jonas não é apenas a história do homem chamado Jonas e sim, principalmente sobre Deus. Deus! Isso tudo é o livro de Jonas!!! Uma novela, um filme espetacular!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário