sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Missão: Salvação do ser humano como um todo


 
A tradição bíblica apresenta o ser humano como um todo. Ele é apresentado como um “ser vivente” (Gênesis 2.7), não é concebido de forma dicotômica, como alguém que tem apenas uma “alma” ou um “corpo” , vistos separadamente, uma noção que, sem dúvida, deriva da influência do pensamento platônico no cristianismo, que foi incorporado por este durante a sua expansão nos durante nos seus primeiros séculos de existência e que acabou por moldar a sua estrutura de pensamento.
A constituição do ser humano, alma e corpo, sem separação, um todo, sublinha a sua integralidade: o “ser vivente” que é simultaneamente, sem fragmentações, “alma e corpo”. Ele não tem apenas um “corpo” e uma “alma” separados, mas tem um corpo, que é animado: “Deus soprou (insuflou) nas narinas do homem o fôlego da vida” (Gênesis 2.7). Trata-se da unidade de vida que se manifesta em forma de corpo.
Nesse sentido, quando retornamos à Bíblia para vermos o que significa salvação, percebemos que a palavra tem vários significados. Corresponde às vezes a curar, a encontrar a paz, a ser liberto de situação concreta, existencial, de perigo ou outras. Também se refere a Deus como Aquele que salva, em Jesus Cristo, do pecado, o qual se manifesta concretamente nos atos individuais das pessoas e nas estruturas sociais criadas pelo ser humano ao logo da sua história. Na tradição bíblica, a salvação anunciada é uma realidade para esta vida e o futuro. A salvação é descrita como “relação nova com Deus, cheia de eficácia” pela mediação do Evangelho recebido em atitude de fé. A salvação é o grande desígnio de Deus para a humanidade e para sua criação.
Salvação, portanto, envolve o ser humano como um todo. Vista dessa perspectiva, é um processo que visa reacender nos humanos sua vocação maior: viver a salvação em sua vida, nesta vida, como Dom divino, com uma esperança que se desdobra para além dessa vida: “porque em esperança fomos salvos” (Romanos 8.24).
A salvação é abrangente, envolvendo também as suas relações do ser humano como a sociedade e com a criação. A salvação só se concretiza por atos e experiências que determinam novas relações de Deus conosco e de nós mesmos com Deus e com toda sua criação. A salvação se configura historicamente nessas relações.
Por isso, a salvação é social e, enquanto tal, ela representa um desdobramento de um cristianismo prático e vivido no seio das relações com Deus e com os outros e com a criação. A salvação a partir desse ponto de vista é um processo responsável que inclui a vida como um todo e que se desdobra como vida que se recria, renasce, renova. Com isso, a missão torna-se salvação da “alma” e do “corpo”, pois é libertadora, transformadora da vida humana, envolvendo-o na sua totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário