"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto, como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo..." (Clarice Lispector)
domingo, 23 de setembro de 2012
Saudade
"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer
voltar." Ou ainda melhor: "Deus mora no mundo das
coisas que não existem, o mundo da saudade...!" Rubem Alves
Eu não entendo os Teus caminhos
Dietrich Bonhoeffer dizia: "Eu não entendo os Teus caminhos, Senhor. Mas Tu sabes os caminhos que devo andar!” E é verdade!! Deus sabe o caminho que devemos andar.. Sabe, quanto mais procuro vivenciar e entender as coisas que Deus quer de mim, mais me surpreende o quanto Deus vem ao meu, ao nosso encontro nas áreas mais essenciais e carentes da vida: “significado, pertencimento, saúde, liberdade e comunidade”. É que Deus, que é um Deus de amor e, consequentemente, de salvação, não nos traz aquilo de que não precisamos, mas vem ao nosso encontro nas áreas mais necessitadas da existência humana e comunitária. Por isso, continuo crendo que o amanhã será melhor que o hoje, e que o futuro me reserva muitas surpresas boas... Odete Liber
Higienização auricular: mais que uma prova de amor
“Naturalmente, os ouvidos de cães
e gatos apresentam bactérias e fungos que, em condições normais, não trazem
dano algum” (Aristeu Pessanha)
Ter um animalzinho em casa é uma grande
responsabilidade, principalmente no quesito saúde. Tanto o cachorro quanto o
gato estão sujeitos a vários micro-organismos que causam doenças como a otite,
uma inflamação no ouvido que, quando não tratada corretamente, pode levar à
surdez. Naturalmente, os ouvidos de cães e gatos apresentam bactérias e fungos que, em condições normais, não trazem dano algum. Mas o aumento de umidade, a falta de ventilação adequada, irritações ou traumas são fatores que contribuem para a proliferação de bactérias e fungos e, consequentemente, o aparecimento dessa inflamação.
A simples limpeza pode prevenir a otite. Já nos casos mais graves, a técnica de lavagem otológica faz-se necessária. Já nos casos crônicos é necessário o uso de medicação apropriada e, somente em algumas situações, a cirurgia torna-se uma opção. Entre as causas que podem levar à otite estão o excesso de produção de cera no ouvido e também alergias e doenças de pele. Entretanto, não há motivo para pânico, pois existem alguns cuidados específicos que, se seguidos, podem prevenir e proteger nossos pets de tais problemas. São eles:
▪ Na hora do banho, proteja os ouvidos do seu animalzinho com um chumaço de algodão seco. O objetivo é evitar a entrada de água no conduto auditivo, ambiente ideal para proliferação de bactérias e fungos.
▪ Evite arrancar os pelos que nascem no interior dos ouvidos (prática comum em alguns locais de banho e tosa).
▪ Promova limpeza para a retirada
do excesso de cera com produtos apropriados uma vez por semana ou a cada 15
dias, que pode ser realizada após o banho. A limpeza deve ser feita com a
aplicação de um produto próprio para esta limpeza (um ceruminolítico), produto
este que vai agir dissolvendo a cera, ajuda a reduzir a umidade, hidrata o
conduto e tira o mau cheiro; a limpeza deve ser feita 10 minutos após a
aplicação do produto, com um algodão no dedo que é introduzido no canal
auditivo para remover o produto e a cera dissolvida; faça com suaves movimentos
de rotação para a limpeza do conduto. Com algodão e o dedo você nunca vai
machucar seu amigo, mas NUNCA use cotonete porque você pode machucá-lo!
▪ Fique atent@ aos sinais iniciais da otite:
coçar a região do ouvido e sacudir a cabeça com frequência.
Jó: fascinante escrito da história humana
O livro de Jó, nos apresenta um homem sofredor, e começa afirmando que ele era pai de 7 filhos e três filhas, que morrem tragicamente. No fim, porém, capitulo 42:13-14, a família reaparece como dom de Deus.
Diz o texto 42: 13-17:
Também teve sete
filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima (Rola), e o nome da
segunda Quezia (Cassia), e o nome da terceira Quéren-Hapuque (Azaviche). E em
toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu
pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e
quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta
geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.
Esse é o único lugar da
Bíblia em que um pai dá nome às filhas. Rola significa pomba brilhante; Cássia
é um tipo de perfume e Azeviche é como o rímel para embelezar os contornos dos
olhos e os cílios. Na Bíblia, os nomes são significativos, pois enfatizam a importância da pessoa desde o seu nascimento. Jó atribuiu valor as três filhas e elas se tornaram herdeiras. Ele ainda questiona todos os costumes de seu tempo e termina enfraquecendo o patriarcalismo.
No cap. 1:20-22, diz:
Então Jó se
levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e
adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR
o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não
pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Nesse texto temos a figura de Jó
em seu sofrimento. Evoca a figura da mãe, ao falar do ventre que lhe deu a
vida. Para qualquer ser humano frágil, limitado e passageiro, o ventre materno
é a fonte da vida. Essa é a condição de Jó em seu sofrimento extremo, conforme
o capitulo 3:3ss:
Pereça o dia em
que nasci, e a noite em que anunciaram:’nasceu um menino’! [...] Pois não
fechou a porta do ventre que me trouxe, e não escondeu dos meus olhos tantos
males! Por que não morri no ventre materno, ou não expirei logo ao sair das
entranhas? Por que em dois joelhos fui acolhido e em dois peitos, amamentado?
Pois agora, dormindo, eu estaria calado e repousaria no meu sono.
Em Jó, também temos a
apresentação da esposa dele, e de maneira dramática. Depois de perder todos os
bens, a casa, os 10 (dez) filhos, Jó é atingido por uma doença de pele. Sua
mulher, que também perdeu os filhos, casa e sustento, volta-se desesperada para
o marido e clama:
Ainda continuas
na tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre de uma vez! Ele respondeu: Falas
como uma insensata. Se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também
os males?
As palavras da mulher são duras
criticas e Jó as critica. Mas, nos últimos diálogos do livro, ele próprio chega
a entender o que sua mulher/esposa queria dizer. O problema é este: como
entender o sofrimento dos inocentes e íntegros e, ao mesmo tempo, afirmar a
bondade e misericórdia de Deus?A resposta de Jó é uma procura do sentido de seu sofrimento. Os males não vêm de Deus. A esposa mostra ao marido, desde o começo do livro, que ele não conhece a Deus de verdade. Ela abre os olhos dele para trilhar o caminho que leva a um conhecimento mais profundo e a um amor mais verdadeiro de Deus.
No capitulo 14:1-2:
O ser humano,
nascido da mulher, tem a vida curta, mas cheia de inquietação. É como a flor
que se abre e logo murcha; foge como sombra, e não permanece.
Na Bíblia, entre todos os termos
usados para se falar dos seres humanos, o mais comum é ‘filho do homem’,
expressão que pretende contrastar a mortalidade humana com a imortalidade de
deus. Numa sociedade patriarcal, o homem é a medida do verdadeiro ser humano.
Jó, porém, fala da mortalidade humana em termos femininos. Em linguagem
poética, ele lamenta a brevidade e a dificuldade da vida humana, ou seja, do
mortal, nascido de mulher. No capitulo 17: 1-16, temos o auge da dor do inocente que sofre no meio de uma sociedade a qual entende o sofrimento como castigo pelo pecado. E Jó faz seu clamor.
Empobrecido, doente, marginalizado, incompreendido pelos amigos, objeto de espanto e de zombaria, Jó se encontra á beira do desespero. Assim, a própria morte é vista por ele como maneira de escapar do sofrimento. Chega a tal intimidade com a morte que o esterco, ou tumulo, segundo outras traduções, chega a tornar-se seu pai e os vermes, sua mãe e sua irmã, tão familiares são para ele as dores que sofre.
O grito final é uma suplica pedindo o dom da esperança. No fim de sua conversão, Jó encontrará essa virtude em Deus. Nesse momento ele ainda está a procura.
No capitulo 19:7-18, é mostrado o extremo abandono de Jó no seio de sua família. Temos um Jó cercado pela violência de todos os seus parentes e amigos, e ainda abandonado por seus serv@s. Ele é repugnante até para sua própria casa. Nessa situação de abandono total, Jó faz o seu ato de esperança em Deus, que virá salva-lo e refazer-lhe a vida plena. No cap. 19:25-26, temos uma bela oração de esperança.
Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que
por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo
ainda em minha carne verei a Deus...
Já em Jó 31:35-40, temos o sofrido personagem
em seu protesto de inocência, confessando sua integridade pessoal. Ele não se
desviou da justiça, nem em seus desejos mais íntimos. No decorrer do capítulo,
Jó confessa a deus que sempre foi fiel no seu casamento. Fez justiça para com
seus empregados e sempre ajudou a viúva necessitada. O livro de Jó, em seguida, a imagem de mãe para ensinar que todo o mundo criado vem do mais intimo da vida de Deus. A criação é como o nascimento de uma criança, cuja vida vem do útero de sua mãe. Esse é o ensinamento do poeta, no cap. 38:4ss.
A figura da mãe, fonte de vida e do amor torna-se então a imagem principal para revelar a vida intima de Deus: ele é a fonte de vida e de amor sem limites, tal como as entranhas da mãe. A mulher é a imagem do deus invisível, principio do mundo criado e da nova criação. A mulher é valoriza e citada, a ordem estrutural é quebrada em Jó. Que possamos fazer isso em nossa caminhada como mulheres e cristãs. Odete Liber
sábado, 22 de setembro de 2012
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