segunda-feira, 10 de julho de 2023

18 de 193

 18 de 193


Gratidão!! Ah gratidão! É mais do que uma #hashtag popular. É um dos principais gatilhos da felicidade. E isso não é suposição, não é coisa de doido: é ciência! 
Toda vez que a gente reconhece acontecimentos, gestos, palavras ou pequenos detalhes do cotidiano como “dignos de nota” e "agradecimento", nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina — neurotransmissor responsável, dentre outras funções, pela sensação de bem-estar, humor e prazer. E portanto, a consequência é que, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos e felizes nos sentimos.
E mais! Não paramos por aí: o contentamento costuma se externar, interferindo na forma como conduzimos nossas relações e atitudes. Nos tornamos mais agradáveis, extrovertidos e abertos a novas oportunidades, reclamamos bem menos, deixamos de ficar procurando erro na vida alheia.
Assim, a #gratidão, é uma peça essencial para uma felicidade cíclica. A engrenagem funcionaria, mais ou menos, assim:
Algo de bom nos ocorre.
Percebemos, reconhecemos e ficamos agradecidos pela boa sorte.
O cérebro responde, com a elevação da dopamina.
A sensação de prazer nos inunda. Deixa nosso semblante, nossa vontade e disposição mais vívidos e otimistas.
Quem — ou que — nos encontra com tal ânimo, de certa forma, retribui, alimentando esse saudável estado de espírito. Achou muito abstrato? Então confira alguns exemplos práticos — bem como modos de desenvolver a gratidão em seu dia a dia — e veja como novos (e simples) hábitos cotidianos podem, efetivamente, enriquecer sua qualidade de vida pessoal e profissional. A chave é saber ver, mudar o olhar para as situações. Considerar a experiência de vida como uma admoestação de que muitas coisas podem ser diferentes de nossas expectativas. 

Quando nos frustramos, quando as coisas não acontecem como queremos, ninguém precisa nos ensinar o baixo astral, a tristeza. Ele é automático. E,  várias outras pequenas situações cotidianas podem nos encher de frustrações, desanimo. Pense em todas as razões de suas lamentações e reclamações. Muitas delas, têm origem em miudezas, bobagens, imprevistos praticamente insignificantes e aos quais você dá um valor exagerado.   
Que tal experimente exercitar o outro lado. Observe, nessas mesmas ocasiões, quando algo positivo acontece. Cultive a gratidão, permita-se vivenciar segundos de prazer ao encontrar a vaga perfeita, ao receber a mensagem de um amigo distante, ao cumprir uma meta, ao sair para fazer uma caminhada, o alimento de cada dia, ao assistir a um bom filme. Valorize e agradeça pelo ordinário, que com certeza será o extraordinário. 
Não é difícil, nem artificial. É hábito! É costume! É vivência! É parar de ver tudo negativamente! Veja a beleza nas coisas simples da vida, do cotidiano. Então, tente ser grat@!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário