sábado, 17 de janeiro de 2015

sou o que sou



"A minha profissão? Bem...sou teólogo. Não, o senhor não me ouviu bem. Não sou geólogo. Teólogo. Isto mesmo...Não é necessário dissimular o espanto porque eu mesmo me espanto frequentemente. E nem esconder o sorriso. Eu compreendo. Também não é necessário pedir desculpas. Sei que sua intenção foi boa. Perguntou sobre minha profissão apenas para começar uma conversa. A viagem é longa. É fácil falar sobre profissões. Tudo teria dado certo se a minha fosse uma dessas profissões que todo mundo conhece. Se eu tivesse dito dentista, médico, mecânico, agente funerário já estaríamos em meio a um animado bate-papo. Da profissão passaríamos à crise econômica, da crise econômica saltaríamos para a política e o mundo seria nosso..." (Rubem Alves, Variações sobre a vida e a morte, 1981)
Teologia é um saber marginalizado por muit@s, por muitas áreas. E isso não vem de hoje. Apenas continua. Por que afirmo isso? Porque dias trás tive essa experiências frustrante. Participei de um processo seletivo e a pessoa desprezou a teologia, meus documentos ao ponto de duvidar destes. Me senti muito mal! Frustrada, triste, arrasada.
Mas depois, percebi que eu não perdi nada, e sim eles. "Burrocratas" do saber que se acham melhores que todos os outros e ainda dizem que a educação é que vai mudar a sociedade. Só indago como?? Se de acordo com o que experienciei estes nada sabem de saber, nem de vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário