quinta-feira, 14 de julho de 2016

O Contexto afeta a experiência



O contexto  em que estamos afeta a nossa experiência de vida. Como? Já te digo... Isso acontece quando se percebe que nos acostumamos com a ausência do outr@, com aquilo que era fundamental e agora já não é mais. Quando se passa a viver sem as conversas cheias de risadas, gargalhadas, brincadeiras. Quando nem se percebe mais que tem alguém faltando no fim do dia, e que a mensagem de quem era tão presente, se torna uma esporádica mensagem no meio da noite. Quando todas as respostas são advindas de uma obrigação de ser corret@ ou pela hipocrisia social que diz que é preciso manter a família a todo preço (seja através de  mentiras, ausências, dinheiro, falta de dinheiro, mera aparência). Quando as mesmas respostas são dadas com preguiça, sem vontade. Quando se diz que prefere se calar em vez de discutir. Quando se prefere não mais ter razão, achando que isso é ser feliz. E aí, vai se vivendo o autoengano. É dolorido ficar, quando percebemos que a magia acabou, que não queremos mais assuntos, que os filmes da temperatura máxima se tornaram mais interessantes que a companhia d@ outr@. Que sair sozinh@ por aí tem sido bom e que a companhia do sorvete é ótima.  É chato perceber que simplesmente acabou o encanto. Que a vontade de estar ao lado se foi ou que apenas ficou o carinho, um amor diferente. Que todos os planos não fazem mais nenhum sentido com aquela pessoa. E aí, percebemos que o contexto  em que estamos afeta a nossa experiência.
 Aí vem a indagação: Será que tem algo errado comigo? Será que não consigo me apegar? Ou amar? Onde foi que o nosso amor se perdeu?  Até que em uma sexta à noite, de conversa sem expectativas, você se vê diante de algo. E aí o mundo se transforma.
Tudo muda. Você cria coragem para fazer o impensável e se joga. Mas, para sua surpresa, em vez de cair com o coração no chão, cai em abraços firmes. E aí percebe:
—Não era eu quem estava errada. Era ele. Na verdade, não era ele. É você! E tudo volta a fazer falta. E a presença se torna a solução. Outra presença... Outra pessoa... Outro momento... E outra vez,  o contexto  em que estamos afeta a nossa experiência de vida, nossa vida como um todo. Odete Liber




Nenhum comentário:

Postar um comentário