quinta-feira, 30 de abril de 2015

Passeio no Parque Botânico da Vale

Algo tão simples, porém para aqueles/as que foram ao passeio, foi algo mais que especial. Ver os sorrisos, olhinhos brilhando, emoção de sair de casa por uma manhã para passear, lanchar...
Essa foi a manhã que tive: passeio no parque botânico da Vale...com o grupo de SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Idosos.
Gratidão à Deus por momentos como esse e por poder proporcionar tais momentos para essas pessoas queridas...








sábado, 25 de abril de 2015

Ausência de mim

Ando me selfiando demais... E como disse Brum, “Cada selfie é também a imagem da nossa ausência”. Talvez ela esteja certa, não sei. Talvez eu esteja sentindo a ausência da minha imagem, de mim (mesmo) kkk.
As vezes não sabemos nem quem somos... E se não tivermos títulos (acadêmicos) então, não resta nada de nós...  A gente nem sabe dizer quem se é... Quando nos perguntam, logo respondemos nossa profissão, falamos dos nossos títulos, cursos, trabalho. Mas quem somos, se não tivermos nada disso? Se deixarmos de lado todas as titulações, o trabalho, cursos, o que podemos falar de nós mesmos??
A atual sociedade, o mundo nos consome, tirando de nós a beleza interior, simplicidade, ternura... A sociedade atual nos consome a ponto de sermos apenas números e títulos.
Precisamos despertar, ver e perceber a beleza da vida nas pequenas coisas. Senão, vamos morrendo aos poucos... Pois segundo Norman Cousins “A morte não é a maior perda na vida. A maior perda é o que morre dentro de nós enquanto vivemos”. Não podemos ser zumbis da vida... Não podemos viver num lugar lotado de corpos vazios que perambulam pedindo um pouco mais de alma, como diria Lenine. Precisamos de sensibilidade, calma, olhar simples e generosos para vivenciar a eterna novidade do mundo.



sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fugaz, têm sido os meus dias

Quando olho para o passado vejo que a vida por muitas vezes me bateu forte. Lógico que em alguns momentos quis fugir (geralmente fico escondida em casa por uns três dias), gritar, chorar (e o fiz) mas logo percebia que isso não iria me ajudar. Então, só me restava uma alternativa: enfrentar e seguir adiante. Pois o que importa é: “Frente a uma situação difícil, complicada, dolorosa, o que se faz: chora, se joga no chão, se fecha em casa no quarto escuro, fica relembrando como se é fraco, foge ou enfrenta? O que fará a diferença na vida é qual das opções se escolhe.
E na caminhada da existência muitas escolhas eu tive que fazer e continuo a faze-las. Umas boas, outras nem tanto. Certas, erradas. Quis da vida mais do que ela poderia me oferecer. As vezes me achei (e ainda acho) incapaz sem ser. Também quis mais de mim, mais do que poderia ser. E pior, ainda quero mais de mim.
Em certos momentos houve dias de desespero, medo, ansiedade, luto, dor, saudade. Mas também existiram noites de sol com brilho, luz intensa, assim como teve dias de vazio na alma. Com isso, compreendi certas coisas, outras ainda não. Respondi certas indagações, questionei e muitas vezes não tive resposta alguma.
Fugaz, têm sido os meus dias. Nos desenganos da vida encontrei a “dureza” do dia a dia. Na descoberta, na luta, a resiliência da minha alma.
Consegui sempre enfrentar as lutas e adversidades, mesmo que procrastinando. Me levantei, me recuperei. Cai novamente, levante outra vez! E como diz a canção: Sigo “caminhando e cantando, e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não”.
Com isso, tornei-me descobridora de mim mesma. Descobridora dos meus caminhos e de minha lucidez ou “inlucidez”. Descobridora das minhas fraquezas e de minha força. Descobri meus limites e minha ponderação, bom senso. Também descobri que não poderia ser além do que eu era, pois encontrei os meus limites. E me adaptei ao meu tamanho “sem abandonar o sonho” mesmo que a vida por vezes tenha me abandonado ou me dado uns “solavancos, tapas fortes”. Mas isso foi e é bom, pois me faz o que sou. Sempre aberta ao novo, as novas possibilidades, me adaptando, me fortalecendo, crescendo, aprendendo, caindo e levantando. Se a vida me bate, é preciso levantar mais forte. Como disse Sêneca, aquele/a que ‘se cai, luta de joelhos’. E segue, sabendo que vencerá!! Lá vou, a vida segue, a luta também!! ODete Liber


a gente precisa se amar mais

Ao ler um pequeno trecho do Salmo 119 que diz: "Que maravilha meu Senhor Deus sou eu...", me veio a memória que eu preciso ter mais autoestima, que eu preciso me valorizar mais como mulher, como pessoa, como profissional. A gente não precisa ser narcisista, mas também não faz bem pra nossa saúde como um todo, se achar @ últim@ d@s últim@s. Não faz bem se achar sempre @ ruinzinh@... Não faz pra nossa vida viver achando que nunca fazemos nada bem. Precisamos nos valorizar e perceber o quão bom somos no que fazemos.
Autoestima e amor próprio são essenciais pra uma vida equilibrada e com qualidade. A alto-depreciação causa danos terríveis a nossa própria imagem, pois quem não gosta de si mesmo vai esperar ser desejado e amado por quem? Quem vive “achando” que não é um/a profissional competente e que nunca consegue nada, como conseguirá ser reconhecid@?
O que importa é o que eu penso e o que eu faço com esta vida maravilhosa que Deus me deu. E depois, quero me lembrar de te lembrar de que não importa o que vão dizer ou pensar de mim ou de você, pois os seus e os meus atos falarão por mim, por você.            
Tenha um bom final de tarde com um fim de semana muito abençoado e apaixone-se por si mesmo e lembre-se: “ame-se como obra especial e única de Deus".

a gente não precisa

A gente não precisa ser narcisista, mas também não faz bem pra saúde física, emocional e espiritual se achar o último dos últimos. Não faz bem se achar sempre @ ruinzinh@...
Auto-estima e amor próprio são essenciais pra uma vida equilibrada e com qualidade. A alto-depreciação causa danos terríveis a nossa própria imagem, pois quem não gosta de si mesmo vai esperar ser desejado e amado por quem? Quem vive dizendo que não é um/a profissional competente e que nunca consegue nada, como conseguirá ser reconhecid@?

Tem um pequeno trecho do Salmo 119 que diz assim: " Que maravilha meu Senhor Deus sou eu...". Não importa o que vão dizer ou pensar de mim, importa o que eu penso e o que eu faço com esta vida maravilhosa que Deus me deu. Tenha um bom final de tarde com um fim de semana muito abençoado e apaixone-se por si mesmo, pois a Bíblia adverte: ame-se como obra especial e única de Deus".

não adianta dar murro em ponta de faca

Pra que nadar contra a correnteza? 
Porque dar murro em ponta de faca? 
Adianta chover no molhado? Não perca tempo enxugando gelo, quem fica parado é poste. 
Aproveite a onda maravilhosa que Deus lhe oferece e surfe nas águas do amor, do carinho e da ternura. 
Não importa pra onde o vento está soprando, essencial é pra onde você vai direcionar a vela do seu barco.
Tenha uma noite de benção, de paz com um sono reparador e um amanhecer renovado pela esperança. 
Deus nos abençoe.

o mundo precisa

"O mundo está carente de abraços fortes e sorrisos verdadeiros" - Infelizmente, epidemia da modernidade...

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dor e milagre

Atualmente sou pedagoga na área social – pedagoga socioeducativa. E na área social, a gente lida todos os dias com perguntas difíceis, com questões sem resposta e com dores enormes. É demasiado complicado escolher profundidades.
Eu não me conformo e não gosto de respostas prontas, porém é o que ocorre todos os dias.  É por isso que, de vez em quando, só me resta sentar e chorar. Tem dias que fico extremamente triste, o coração dói. O que se pode fazer por uma população extremante carente, pobre é muito pouco, porém o pouco que é feito espero que seja suficiente. E diante de tantas dificuldades e descaso do governo para com os invisíveis (pobres e esquecidos) acho que Jesus sente o mesmo. Seja diante do túmulo de Lázaro, em João 11, seja diante da dor das pessoas, do sofrimento, fome, doença, outra resposta além de lágrimas seria algo desumano, ser um não-gente.  Trabalhar com gente, e em especial nas áreas mais pobres da cidade,  faz com que a gente chore  e sinta mais do que gostaria, faz a gente ter mais indagações do que respostas. Mas  também é possível gozar a alegria inenarrável, de quando em vez, de testemunhar em primeira mão um verdadeiro (e geralmente pequeno) milagre, como por exemplo um obrigado um sorriso, uma palavra de alegria por parte deles/as..


Dedique-se ao que é inútil

Dedique-se àquilo que é inútil, aquilo que te dá prazer. 
Não é necessário determinar que as crianças brinquem, que os amantes se abracem ou que os poetas escrevam. O desejo torna o comando desnecessário. William Blake sabiamente já dizia: o prazer engravida e o sofrimento faz nascer. 
Por isso, aceite essas duas etapas com devoção, já que ambas são lindas e extremamente essenciais à vida. 

terça-feira, 7 de abril de 2015

mundo desiludido

Seja bem vindo ao mundo desiludido: aquele em que ilusão não tem mais espaço. 
Aqui não é muito confortável. 

gratidão



A gratidão é uma virtude grandiosa. Por isso eu me esforço muito para cultivá-la. ODete


confesso

Confesso que há dias em que é muito difícil parar a mente para meditar, refletir.
Mas eu me esforço para isso. E, nos instantes de silêncio, marcados pela luta incessante para sobrepujar pensamentos carregados de ansiedade, medo, angustia, sonhos que são apenas sonhos, coração abatido, dolorido, e então  vislumbro a imensa Força que há por trás de toda essa inquietude.
É preciso ser forte e buscar Força do alto para seguir caminhando... E é neste momento que o mundo faz sentido, mesmo que eu continue imersa nesse emaranhado de incertezas e medos. oDete

os amantes

Os amantes não se encontram finalmente nalgum lugar.
Eles sempre estiveram um dentro do outro.

Mesmo que sem nunca terem estados juntos... Foram amantes do coração e da alma, mais forte que tudo...


dá medo

Dá medo revelar tudo sobre nós mesmos. Dá medo falar do que se passa em nosso coração e mente.
Dá medo contar os segredos que só vc sabe...
O medo faz com que nos contenhamos. É certo? É errado? Talvez!!
Mas é bom se precaver, não é seguro contar todos os nossos segredos, medos, angustias... Não podemos nos expor a todos, só pra Deus tá bom!! 

E, se bem que se a verdade for exposta, teremos que encara-la... e encara-la é enfrentar as consequências que dela virá...