domingo, 27 de janeiro de 2013

A QUE PONTO CHEGAMOS (compartikhando)

A que ponto chegamos?
 
 
“Vejam só a que ponto chegamos. Agora ele está querendo ser presidente. Não se enxerga? A começar pelos ancestrais, que não são coisa que se recomende. Há fortes boatos de descender de uma mulher de costumes frouxos e suscetível a amores proibidos. O pai, ao que parece,não conseguiu se fixar em emprego algum e alguns chegam mesmo a descrevê-lo como tendo alma de vagabundo. É certo que não seria nunca escolhido como operário padrão.E que dizer do lugar onde nasceu?
Estado dos mais atrasados, sotaque típico, crescido em meio à rudeza dos que não se refinaram para as lides públicas. Podem imaginar o seu comportamento num banquete? Seria vergonhoso, cotovelos sobre a mesa, empurrando a comida com o dedão, falando de boca cheia. Seria um vexame nacional. Acresce o fato de não haver nem mesmo terminado o curso primário, sua educação formal se restrigindo a ler, escrever e fazer as quatro operações. Como trabalhador braçal, excelente. Na verdade, ali é o seu lugar. Como acontece com as pessoas que trabalham muito com o corpo e pouco com a cabeça, seu corpo se desenvolveu de forma invejável.Testemunhas oculares relatam mesmo que, em certa ocasião,não vacilou em se valer dos seus músculos para dobrar um grupo de adversários.
Mas, o que assusta mesmo, é o seu radicalismo em relação às questões do trabalho, especialmente no campo. Pois não é da iniciativa e do capital dos patrões que vêm a riqueza do país? E agora este matuto quer colocar o carro na frente dos bois. Se sua política agrária for colocada em prática é certo que vamos ter uma convulsão social no País.
O nosso sistema de produção vai se desmantelar, com imprevisíveis conseqüências sociais. No final, parece que os empregados tomarão conta de tudo e ao patrões não resta outra alternativa que deixar o País. “Love it or leave it”. Podem guardar seus sorrisos e sua raiva porque isto que escrevi não é sobre quem vocês estão pensando. É sobre Abraham Lincoln.
E o que eu disse sobre sua vida pode ser encontrado na Enciclopédia Britânica, para quem quiser conferir. Imaginei como é que a conversa rolaria nas rodinhas das UDRs, KKKs da época, ante a insólita possibilidade de que um ex-lenhador sem curso primário viesse a ser o presidente do país. Como se sabe, Lincoln foi eleito, os escravos libertados, houve uma enorme convulsão social, pois os donos de escravos se recusaram a aceitar a liberdade dos negros e aqueles que não se ajustaram cumpriram sua promessa: emigraram. Para onde? Muitos para o Brasil. E foi assim que nasceram as cidades de Santa Bárbara do Oeste e Americana. Por que o Brasil? Porque, se não podiam ter escravos lá, poderiam continuar a ter escravos aqui. Nunca imaginei que esta seria uma boa razão para se optar pelo Brasil: para se continuar a ter escravos.Mas os tempos mudaram. Mudaram? Parece que ainda hoje o mesmo horror existe ante a possibilidade de que um operário venha a ser presidente do País. E as conversas que rolam por aqui não devem ser muito diferentes das que rolaram por lá. Parece que a história está cheia de situações parecidas – e é só por isto que podemos aprender dela.
Quem sabe a memória do ex-lenhador que se candidatou a presidente dos Estados Unidos possa nos ajudar a colocar em perspectiva este fato insólito de um operário que se candidata à Presidência do Brasil.
*Rubem Alves

sábado, 26 de janeiro de 2013

O ETERNO MARIDO

Sinto necessidade de ler e reler alguns livros. É terapêutico. Me fazem bem.
 Por esses dias, tenho lido "O Eterno marido". Já o li, mas como disse, gosto de ler e reler. E a cada leitura, mais encantada fico.
Por isso, digo que o que me encanta nos personagens de Dostoiévski é sua humanidade, o humano de sua existência.... São personagens que vacilam, hesitam, titubeiam, cheios de intensos sentimentos seja de ódio, raiva, amor e paixão, medo, rancor, angustia, vingança...
E são apresentados, frequentemente através da lente disforme da incerteza. É livro de poucas páginas, mas muito denso, diálogos intensos, fortes, inteligentes e repletos de cinismo e ironia.
Apresenta, (eu vejo assim, por enquanto) a mais cotidiana e humana das faces do ser humano: a vergonha, a indecisão, o medo diante do outro. 
Em “O Eterno Marido”, Dostoiévski nos diz que : “Após a tristeza, a alegria… assim vai a vida!”. Pois, “a gente bebe o próprio pesar e fica de certo modo embriagado. E então não é mais pesar, é como uma nova natureza que sinto bater em mim…”. Eis o ser humano, humano! Aí está a vida, como ela é…  Delicia de leitura!
 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

É porque Deus nos ama que devemos nos amar - I João 5.1-5

Os textos bíblicos para hoje nos falam de amor, serviço, fé. Ambos resumem-se em: "Há um só Evangelho para tod@s, e tod@s precisam amar a Deus e ao próximo com atos concretos"!
O texto de Atos nos diz que a palavra é pregada e que precisamos ter a capacidade de ver o mundo, a igreja e a nossa vida apartir da perspectiva de Deus.  Deus está dizendo a todos que vivem além da barreira da separação de Deus, que a vida em Jesus e a presença do Espírito Santo quebra tudo que separa você de mim.  Pois uma das grandes barreira da proclamação do Evangelho no passado foi o preconceito e ainda o é nos dias de hoje. Não há um Evangelho separada para judeu e outro para gentios. O que há, é apenas um evangelho para tod@s.
No Evangelho de João 15:9-16 aprendemos que os discípulos de Jesus Cristo o servem e esse serviço não é escravidão, mas amor. Por isso para Jesus, a maior prova da existência do amor é “dar a vida pelos amigos” (v.13). Foi exatamente isto que ele fez por nós (v. 12) e é exatamente isto que ele espera que façamos uns pelos outros. Dar. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu...)  Se amamos também seremos capazes da dar; dar nosso tempo, nossa atenção, nosso carinho, nosso abraço, nosso apoio, nossa ajuda, nosso pão, nossa compaixão, nosso perdão, enfim, nossa vida!   Em sua introdução sobre o Evangelho de João, Brakemeier escreve que esse Evangelho compromete a pregação cristã de articular, ao lado da esperança, a realidade da nova vida que, com Jesus, despontou em meio a um mundo cheio de trevas e dor.
E em I João 5:1-6, que é texto que iremos refletir especificamente nesta noite, nos leva a continuarmos a refletir assim, como os outros dois textos, sobre o tema fé e amor. O texto inicia com uma confissão de fé: Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo... (5.1a). Gira em torno das consequências práticas da confissão Jesus é o Cristo. E conclui com a afirmação (apesar de ser em tom de pergunta): Quem é que vence o mundo senão aquela pessoa que crê que Jesus é o Filho de Deus? (5.5.) A partir da confissão de fé, em torno dela e para ela, flui todo o texto.
Com certeza @s irmãos/ãs já ouviram muito falar sobre o amor e a fé. Também muito já indagaram: O que é fé? Fé é amar o próximo, mas, e daí? Como? Será que fé tem algo em comum com o amor?
Tod@s nós sabemos que Deus mostrou seu amor ao mundo, tornando-se humano, um de nós. E este ato solidário criou para nós a possibilidade de encontrarmos o próprio Deus. Deus mostrou-se solidário com sua criatura – nós.
João destaca no capítulo anterior que a fé precisa de ação e que esta ação só pode ser o amor fraternal. Com isso pode-se afirmar que no amor ao irmão ou irmã se reconhece quem pertence a Deus. É nossa fé que supera o mundo, é a nossa fé que confessa Jesus Cristo e que, como consequência, exerce o amor.
Segundo o texto, todas as pessoas que integram a comunidade confessam crer em Jesus (assim como tod@s aqui presentes). Todas confessam amar a Deus. Mas as consequências de sua fé são diferentes. O amor que brota dessa fé se revela de forma distinta. Como medir, pois, a fé autêntica? Como atestar, pois, o amor verdadeiro? Não é este um drama que nos atormenta ao longo da história da Igreja, até hoje?
Vale também frisar que crer, neste texto, significa confirmar, ficar com fé ou permanecer em Cristo. “Jesus é o Cristo” (v.1) é um credo cristológico mais simples e mais antigo dos primeiros cristãos. Em nosso texto esse credo recebe uma atenção especial. O Cristo é o homem Jesus, ou seja, não se trata de uma pessoa espiritual. E quando lemos “nascidos de Deus”, fica claro que mais uma vez Deus se encarnou.
Em vários momentos desta carta, inclusive neste texto, se lê que há critérios que apontam para a fé autêntica. Em seu início, esta perícope indica: (...) porque todo aquele que ama a quem o gerou, ama a quem dele/dela foi gerado (5.1b). Em outras palavras: quem tem amor por seu pai e/ou sua mãe, ama os filhos e as filhas por ele/ela gerados. Ama, portanto, seus próprios irmãos e irmãs; pois, pela ótica de Deus, que nos tem como filhos e filhas, somos irmãos e irmãs. Deus não nos trata como filho único ou como filhas que exigem exclusividade. Ele nos quer como a uma família, em que irmãs e irmãos se ajudam mutuamente.
De acordo com o credo, praticar o amor e os mandamentos é sinal de que se é filh@ de Deus. Amar, aqui, não tem nada a ver com sentimentos entusiásmaticos ou sentimentalistas, mas sim, sublinha a ação responsável diante do irm@, diante do mundo. É assumir as responsabilidades, as consequências dos erros/pecados e acertos.
O teólogo alemão Zink escreveu o seguinte: “Sem fé é impossível – Todo ser humano crê em algo, mesmo pensando que nada crê. Não se pode ver e provar. [...] Pois crer significa confiar. Quem crê confia, mesmo onde nada vê. Está certo da sua causa.”
Segundo Helmut Gollwitzer, confissões de fé que não tem como consequência transformações terrenas e profundas na sociedade não passam de uma questão particular que traz apenas satisfação pessoal. A Confissão de fé em Cristo deve trazer e gerar mudanças na vida das pessoas, na comunidade de fé, na sociedade. É com e apartir de  Jesus de Nazaré que é o Cristo (5.1), que é o Filho de Deus (5.5),  que está toda nossa esperança. Não é por esforço próprio que venceremos o mundo, mas pelo poder que vem dessa fé.
Então, a fé e o amor que nascem de Deus vencem o mundo, porque Deus é amor. Não é qualquer fé que vence o mundo, quem vence é a nossa fé, que é a única. Esta consciência faz com que os mandamentos não sejam penosos.
O amor cristão leva a outra pessoa a ser como Deus quer que ela seja: um ser humano criado à sua imagem.
Amar não é um cumprimento de uma lei divina, mas é reconhecer a situação do irmão no mundo, é reconhecer que o outro também quer ser tratado com justiça, amar é conseqüência do amor de Deus, o qual reconhece de uma maneira real e solidária a situação e necessidade do ser. E amar é algo para agora e não pra amanhã.
Os gestos de amor são, portanto, movidos pela gratidão a Deus. São atos de liberdade, em favor do próximo. Os mandamentos de Deus não são lei, mas apontam possibilidades concretas de amar. Confissão de fé e prática dos mandamentos são inseparáveis. Não se trata de amar por amar. O cristão sabe por que ama. Este saber, que lhe dá um poder incomum, o leva à persistência na luta e lhe dá a esperança de vencer as adversidades.
Amar e ter fé significa romper o esquema das más estruturas, ser subversivo contra a lei humana, contra os círculos viciosos de nossa sociedade. Ou seja, é estar ao lado e com os desprezados pela sociedade, os que enfrentam a dor e a solidão, a indiferença, os pobres, os marginalizados. Pois a fé e o amor que nascem de Deus vencem o mundo, porque Deus é amor.
Na fé, a pessoa nasce de novo todos os dias.  Sabemos que é no encontro com o Sublime, o Sagrado, Jesus/Deus, com o qual podemos reclamar, gritar, chorar toda lágrima, na certeza que depois iremos nos alegrar novamente, porque é na fraqueza que nos tornamos fortes. E o milagre acontece!
Sabe, a sociedade nos manda descartar o outro, porém, Deus nos ordena a carregar o outro. Para Bonhoeffer “o outro só será irmão quando se tornar um fardo, e só então deixará de ser objeto dominado. [...]. Levar o fardo do outro significa aqui suportar a realidade do outro em sua condição de criatura, aceitá-la, e, sofrendo-a, chegar ao ponto de alegrar-se com ela”.
Portanto, somente “quem carrega sabe-se carregado, e somente com esta força poderá carregar”. Seguir na caminhada cristã é mais que dizer que vc se preocupa com o social. Ser Crist@  é trocar nosso fardo pelo de Jesus, e assim nos tornamos carregadores de fardos de esperança, de justiça, de amor, de misericórdia e da paz que excede todo entendimento humano. Andar e carregar o outro é ser solidário, é andar com o outro, é se encontrar com Cristo, é fazer parte do Reino de Deus.
Porque o amor de Deus nos mobiliza, não nos dá sossego, nos põe a experimentar sapatos alheios para ver onde é que eles verdadeiramente nos apertam.. Não podemos ficar em nosso marasmo, não nos cabe permanecer indiferentes ao mundo, porque conforme canta Mercedes Sosa: “Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente...” E eu digo: Só sabe o que é o amor quem experimentou Deus. Quem busca meramente a realização pessoal ou a autogratificação viverá um amor insosso, sem sabor (como chuchu.). O amor é doação, é gratuidade.
E quem ama e tem fé, “[...] crê em Deus não é um otimista. Ele não precisa do pensamento positivo. Quem crê em Deus não é pessimista. Quem ora a Deus confia em Deus.” Apenas crê como disse Moltmann.
E que, com as palavras lidas nos textos bíblicos de hoje e a palavra partilhada, tenhamos fé, esperança e amor, para que, como Igreja, e como cristãos/ãs sejamos portadores/as dos sinais do reinado de Deus e que possamos ver no mundo a esperança que o Dia do Senhor proclama. E Que Deus nos abençoe!
Odete Liber de AAdriano (prédica falada na IEAB - Londrina - PR) 

 

domingo, 13 de janeiro de 2013

A filosofia de lavar a louça

LUIZ FELIPE PONDE

A filosofia de lavar a louça

Estudar, contemplar, trabalhar. Um ato alimenta o outro, e os três formam o espírito
Fala-se muito de como o "Primeiro Mundo é isso e aquilo". Acho isso papo de vira-lata. Toda vez que você ouvir alguém falando que a Europa "é outra coisa", você está diante de um vira-lata rondando a lata de lixo ...dos outros. A mesma coisa vale para os EUA, ainda que, nesse caso, vira-latas de esquerda jamais elogiem os EUA, mesmo que comprem iPads lá.
 Mas independentemente dessa breguice de vira-lata querendo fingir que entende de vinhos, há um detalhe na vida europeia e norte-americana que vale a pena discutir: a vida doméstica e suas tarefas.
  Mas, sintomaticamente, os vira-latas nunca falam disso, porque a própria condição de vira-lata os impede de entender ou mesmo enxergar esse detalhe. O sonho do vira-lata é fingir que é llhasa apso e por isso acha que ser um llhasa é desfilar bolsa Prada no JK Iguatemi.
 O Brasil é terra de atrasado, corrupto, esculhambado, inculto, novo rico e por aí vai. Tudo isso é verdade. A prova disso é que aqui luxo é ostentação. Suspeito que grande parte do que há de fato de bom na Europa e nos EUA em termos de hábitos e costumes (portanto, estamos falando de moral) se deve ao fato de que nesses lugares as pessoas se movimentam de modo diferente no cotidiano das suas tarefas.
 Sempre ouvi os mais velhos dizerem que "o costume de casa vai à praça" e isso é a mais pura verdade. Além de fazerem sexo melhor, suspeito também que os mais velhos entendiam bem melhor do que é essencial, principalmente porque não tinham essa parafernália de ideologia e outros quebrantos bobos como ferramenta de análise do mundo.
 Eles observavam a vida sem a presunção de ter descoberto a chave do mundo, como nossos contemporâneos viciados em "teorias de gabinete", como dizia Edmund Burke.
 Lembro-me bem que minha filha, chegada à França com cerca de dois anos de idade, chorava porque não podia lavar louça como meu filho, seu irmão, mais velho do que ela nove anos. Isso é sintomático de muitos outros pequenos detalhes: para ela, lavar a louça era parte de ser da família. Meu filho, minha mulher e eu partilhávamos todo o cuidado com a vida cotidiana, inclusive o cuidado com a caçulinha.
 Em países como a França, Alemanha, Israel, EUA e outros semelhantes, você é responsável por tudo que acontece na sua casa. Roupa, comida, limpeza, compras, resolução de pequenos problemas logísticos, enfim, da sustentação da vida.
 As casas (menos nos EUA, mas ainda assim a ocupação de espaço é diferente da nossa) são menores e mais simples, mesmo que com mais parafernália tecnológica, quando você tem condição de tê-la.
 O que me chama atenção em relação às casas não é só seu tamanho, mas a ocupação do espaço. No Brasil temos a famosa sala de visita que, se você "está bem de vida", deve ser completamente inútil e parecer desocupada. Por isso, sempre suspeito que manter uma parte da casa sem uso é signo de vira-lata.
 As aristocracias antiga e medieval, as únicas verdadeiras, também não tinham castelos sem uso. Burguês, e aristocracia falida, com "castelo" na zona leste ou nos Jardins é coisa de "wannabe", como dizem meus alunos.
 Goethe, em seu maravilhoso "Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister", descreve o que é a casa de um burguês: ter mais coisas do que precisa e não ter uma relação de uso e necessidade real com os objetos da casa.
 Este é o caso. Uma sala de visitas imaculada faz você parecer rico o bastante para manter parte da sua casa sem uso e, com isso, você trai sua breguice burguesa. Acho que grande parte de nossas agruras vem do fato de que não lavamos louça com frequência e de que temos cômodos dissociados de nosso cotidiano e necessidades.
 Basílio Magno (século 4) criou a regra da vida monástica: estudar, contemplar, trabalhar. Uma atividade alimenta a outra, e as três formam o espírito. A sabedoria monástica é uma das maiores criações do espírito humano.
 Entre nós, dar "tudo" para os filhos até os 40 anos de idade é signo de sermos bons pais. E com isso preparamos adultos retardados e com futuras salas de visita cheias de fantasmas de nossa pobreza de espírito.

Milton Nascimento - Viver de amor - 1976


Milton Nascimento - Viver de amor - 1976


MILTON NASCIMENTO - OS ESCRAVOS DE JÓ


Milton Nascimento & Beto Guedes - Fé Cega, Faca Amolada


“…su cadáver estava lleno de mundo” (César Vallejo) - Rubem Alves sobre Richard Shaull

“…su cadáver estava lleno de mundo” (César Vallejo) - Rubem Alves sobre Richard Shaull
Richard Shaull (1919-2002), teólogo presbiteriano de origem norte-americana, foi missionário na Colômbia e no Brasil, respectivamente nas décadas de 1940 e 1950-60. Colaborou com os movimentos da juventude evangélica como a União Cristã dos Estudantes Brasileiros (UCEB), a União Latinoamericana da Juventude Evangélica (ULAJE), com o Departamento de Responsabilidade Social da Igreja (DRSI) da Confederação Evangélica Brasileira (CEB), com a junta Igreja e Sociedade na América Latina (ISAL) e com o Conselho Mundial de Igrejas. Como um dos precussores e expoentes do ecumenismo e da teologia da libertação, foi também professor do Seminário Presbiteriano do Sul (Campinas) tendo entre seus alunos Rubem Alves. Depois do golpe militar em 1964 foi proibido durante vinte anos de vir ao Brasil. Esta crônica é uma homenagem de Rubem Alves ao seu mestre.



Eu era jovem e andava por um caminho plano e seguro. Todos os seus detalhes me haviam sido ensinados. Ele estava todo sinalizado com tabuletas para evitar que alguém se perdesse. Em algumas tabuletas se liam “certezas”. Em outras, “proibições”. Certezas e proibições têm importantes funções psicológicas. As certezas nos dizem que já encontramos a verdade. Quem já encontrou a verdade deixa de procurar. As certezas, então, embalam a inteligência que se põe a dormir. É tranqüilizante saber-se possuidor da verdade. Eu vivia tranqüilo. As proibições, por sua vez, nos dizem o que não se pode fazer. Sabendo-se o que não se pode fazer somos libertados da terrível necessidade de tomar decisões. As decisões são necessárias quando nos defrontamos com uma encruzilhada, bifurcação, dois caminhos à nossa frente. Posso tomar o caminho da direita, posso tomar o caminho da esquerda. Mas não há nenhuma tabuleta indicando qual deles conduz ao fim desejado. Toda encruzilhada nos coloca numa situação de incerteza. E a incerteza produz ansiedade: é preciso decidir, sem saber ao certo… Mas se existe uma tabuleta num dos caminhos com a palavra “Proibido”, a dúvida se resolve. A proibição decide por mim. Livro-me, assim, da terrível condição de ser um ser moral – que é, precisamente, a condição de tomar decisões sem ter proibições que decidam por mim. Eu não tinha conflitos morais porque as proibições já haviam tomado as decisões por mim. Assim caminhava eu, dezenove anos, pelo caminho das certezas e proibições, tranqüilo, pelo caminho que levava aos céus. Pois os céus não são o destino dos homens? Tão convencido estava eu do caminho que estava seguindo que até me havia matriculado numa escola onde se ensinam certezas e proibições, um seminário, porque o meu desejo era conduzir as almas pelo caminho que eu seguia.

Aí, o inesperado aconteceu. Um homem apareceu no meu caminho, andando na direção contrária. Perguntei-me, espantado, se ele não se dava conta de estar andando na direção errada. Aí, ao nos aproximarmos, ficamos um diante do outro, e olhei bem dentro dos olhos dele, e vi, refletido como num espelho, um mundo que eu nunca havia visto, o mundo que estava atrás de mim, o mundo do qual eu fugia, em busca dos céus. Olhando bem vi que naquele mundo não havia caminhos. “Caminhante, não há caminhos! Os caminhos se fazem ao caminhar!” E também não havia nem certezas e nem proibições. O que havia eram horizontes, direções, possibilidades, liberdade. E o mundo muito bonito. Me convidava…

O estranho não disse nada. Mas os seus olhos apontaram. E os meus olhos se abriram. Experimentei então os medos e os risos das dúvidas. Pois não é isso que experimenta o alpinista que escala o Aconcágua? O risco da morte bem vale a emoção dos desafios! Os que não suportam dúvidas jamais escalam picos; eles ficam nas planícies andando pelos caminhos conhecidos e seguros. Experimentei a alegria e o sofrimento de ter de tomar decisões sem que ninguém me desse ordens ou proibições, tendo apenas o meu próprio coração como conselheiro. Troquei o caminho que leva aos céus pelos muitos caminhos que levam ao mundo. E assim tenho andado pela vida afora, sem certezas e sem proibições… Tudo por causa do olhar daquele homem…

Ele, o estranho com que me encontrei, viveu aqui em Campinas. E posso dizer que a minha vida se divide em dois períodos: antes de conhecê-lo, depois de conhecê-lo. O seu nome era Richard Shaull. Lembro-me perfeitamente bem: encontramo-nos pela primeira vez na avenida Brasil, próximo ao cruzamento com a rua Frei Antônio de Pádua. Era o ano de 1953. As casas eram poucas, os eucaliptos eram muitos. Não falava português; falava espanhol. Havia sido expulso da Colômbia, por ordens da hierarquia católica. Uma igreja construída sobre verdades e proibições não pode suportar a presença de alguém que ensina dúvidas e liberdade. Viera então para o Brasil como professor do Seminário Presbiteriano, à avenida Brasil, 1.200. Se me perguntarem: “O que foi que você aprendeu com ele?” – a resposta é simples: “Dick Shaull me ensinou a pensar.” Lembro-me de um prova que fiz em uma de suas disciplinas. Eu estava certo de que teria 10, porque a prova tinha sido completa, perfeita. Mas ganhei um 9.0. Fui reclamar. Aleguei que havia escrito precisamente o que ele havia dito nas aulas. Ele me respondeu: “Por isso mesmo. Você apenas repetiu o meu pensamento. Lendo a sua prova eu não aprendi nada. Eu esperava encontrar na prova o seu pensamento…”

Profetas não são videntes que anunciam um futuro que vai acontecer. Profetas são poetas que desenham um futuro que pode acontecer. Profetas sugerem um caminho. Richard Shaull falava de futuros com que nós nunca havíamos sonhado. Ele via o que ninguém mais estava vendo. Em seis meses ele já sabia muito mais sobre o Brasil do que eu. Foi ele que me apresentou a um catolicismo inteligente. Sugeriu que eu lesse A Descoberta do Outro e Lições de Abismo, livros dos anos de lucidez de Gustavo Corção. Foi através dele que fiquei sabendo dos movimentos de renovação que silenciosamente fermentavam dentro da Igreja Católica, a renovação bíblica, a renovação litúrgica, movimentos esses que haveriam de influenciar profundamente o Papa João XXIII – de saudosíssima memória! – e o Concílio do Vaticano II.

Pensador profundamente mergulhado na tradição da Reforma Protestante (celebrada no dia 31 de outubro, data em que Lutero afixou suas “95 Teses”, às portas da catedral de Wittenberg), ele nos ensinou a lição fundamental de teologia: “O problema do céu, Deus já o resolveu por nós. Não há nada que tenhamos de fazer. Resolvido o problema do céu, estamos livres para cuidar da terra, que é o nosso destino…”

Shaull tinha visões de um mundo diferente. Foi o primeiro que me falou da responsabilidade social dos cristãos. Se, para a igreja tradicional o mundo era o lugar da perdição do qual os cristãos deveriam fugir – foi isso que os monges fizeram –, para Shaull o mundo era o lugar da nossa vocação. É preciso estar presente no mundo para que ele se renove, ele dizia. Essa palavra, “presença”: como era importante no seu pensamento! E foi assim que ele liderou um projeto impensável: um grupo de seminaristas, durante as férias, trabalhando como operários numa fábrica na Vila Anastácio, em São Paulo. A inspiração para esse projeto veio de um movimento católico, os “padres operários” que, na França, resolveram parar de esperar que os trabalhadores fossem à igreja, e foram, eles mesmos, até onde eles viviam: as fábricas. Sem o saber, Shaull estava lançando as sementes da “teologia da libertação”.

Cerca de 10 anos antes do Concílio do Vaticano II ele já sonhava com o ecumenismo. Ecumenismo: essa palavra era maldita tanto para protestantes quanto católicos. Para os católicos, donos da verdade, maldita porque os protestantes eram apóstatas. Para os protestantes, donos da verdade, maldita porque os católicos eram idólatras. Inimigos irreconciliáveis, como poderiam católicos e protestantes se assentar para partilhar de uma fé comum e do mesmo ritual eucarístico? Pois o Shaull, andando na direção contrária como convém a um profeta, resolveu transgredir o proibido: organizou encontros secretos com os dominicanos de São Paulo e nos convidou, um pequeno grupo de seminaristas, a participar da conspiração. Sabíamos que se a conspiração fosse descoberta a punição seria certa: seríamos expulsos do seminário. E assim, com uma mistura de medo e de alegria, lá íamos nós com o Shaull, para uma experiência com que jamais havíamos sonhado. Foi bom descobrir que os católicos eram pessoas inteligentes, amantes da Bíblia, fraternas… Até então não sabíamos disso!

Não conheço ninguém que em tão curto espaço de tempo tenha semeado tanto. Não é possível contar tudo. Só posso dizer que um homem que anda na direção contrária não o faz impunemente. Os profetas são seres malditos. Nietzsche, um outro que caminhou na direção contrária, sabia o preço que se paga por ver o que os outros não vêem. Dizia ele: “Os fariseus têm de crucificar aquele que inventa a sua própria virtude”. Aqueles que não vêem odeiam aqueles que vêem. Richard Shaull foi crucificado. As igrejas não o suportaram: expulso da Colômbia, pelos católicos, expulso do Brasil, pelos protestantes…

Agora ele ficou encantado. Partiu. É certo que plantarei uma árvore para ele no meu lugarzinho solitário, no alto de um montanha, à beira de um vulcão, junto com as árvores de outros conspiradores… No silêncio, quando não houver ninguém por perto, as árvores conversarão entre si…

…“Sejamos simples e calmos/ como os regatos e as árvores,/ E Deus amar-nos-á fazendo de nós/ Belos como as árvores e os regatos/ E dar-nos-á verdor na sua primavera,/ E um rio aonde ir ter quando acabemos!” Alberto Caieiro.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Compartilhando um texto sobre a mulher


JESUS E A MULHER CANANÉIA - Reverenda Elena Alves Silva
 "Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres." (Mateus 15, 21-28)
É muito difícil ouvir um não, torna-se ainda mais dolorido ouvir um não, quando você tem absoluta certeza de que seu pedido é justo. Nesta história do evangelho, a mulher Cananéia ouviu um não; e o que é pior, um não carregado de argumentos. Mais duro que ouvir um "não" é ser ignorada, e isto também aconteceu com ela.

Nas lutas das mulheres por conquistas no mundo do trabalho e na busca de direitos iguais na sociedade, temos percebido o quanto a palavra não é repetida e de quantas maneiras as mulheres recebem este não.
Existem maneiras de reagir a um não: você pode se resignar e aceitar a resposta negativa, ou lutar por aquilo que você acredita e gritar. Eis o que a mulher Cananéia fez. Eis o seu exemplo e a sua história.
A postura submissa desta mulher, o seu jeito de aproximar-se de Jesus, é somente uma parte de sua identidade. A sua petição e a sua insistência desafiam a identidade e missão de Jesus e confronta a ideologia imperialista de Israel. Ela exige que Jesus torne disponível para ela o que está disponível para Israel. Sua petição não é para ela, mas para Jesus libertar sua filha das forças que a oprimem.
Jesus não responde com ajuda instantânea, mas com silêncio. Não é dado nenhum motivo, entretanto, os fatores étnicos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, como também seu gênero, sugerem numerosas razões para Jesus ignorá-la. Num segundo momento Jesus afirma: "Não é bom tirar o pão dos filhos e dá-los aos cachorrinhos".
Mesmo depois de ter recebido uma resposta negativa, sem amedrontar-se, a mulher se ajoelha diante de Jesus e clama por socorro. Junto com a sua submissão ela pede novamente e continua, audaciosamente, desafiando uma ideologia de favoritismo. Ela reclama o seu lugar nos propósitos de Deus.
Aqui se concentra a força desta história: a mulher não é intimidada pela resposta de Jesus. Ao invés, ela, com astúcia e corajosamente reformula a resposta de Jesus: "Também os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas dos seus donos". A resposta dela se move além das barreiras da divisão étnica, cultural, religiosas, de gênero e política, para as possibilidades que permanecem firmes às promessas de Deus de abençoar todas as nações da terra.
A resposta engenhosa da mulher abre possibilidades para sua filha e para Jesus. Ele responde positivamente e realiza o pedido daquela mulher.
Esta história nos dá uma grande lição, assim como deu uma grande lição a Jesus e seus discípulos. Não podemos nos enclausurar dentro de nossos conceitos e preconceitos, sem perceber a realidade ao nosso redor. É preciso parar e ouvir o que as mulheres, as mães, as pessoas, estão pedindo; mesmo que pareça incoerente, mesmo que incomode, mesmo que seja preciso mudar as regras...
É preciso lembrar a luta de tantas mulheres que, ao ouvirem um não, persistiram e lutaram para conquistar o que queriam.

Referência: CARTER, Warren. O Evangelho de São Mateus - comentário sócio político e religioso a partir das margens, Paulus, São Paulo, 2002.

 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estradas, caminhos

No domingo que se passou, em viagem, vinha observando a estrada. Ou melhor, as estradas, os caminhos. A que estávamos era asfaltada, alguns trechos com buracos, outros não. Mas havia as estradas ao lado, estradas de chão, terra. 
Com isso imaginei que a nossa a vida é assim, cheia de estradas. Estrada estreitas, largas, movimentadas, desertas, boas, ruins, excelentes, péssimas. Mas todas elas levam à algum lugar.  
Para chegar é preciso vencer o cansaço, o desanimo, chutar as pedras do caminho, enfrentar o barro, o calor, aproveitar a sombra quando a encontra. O importante é chegar.
Muitos tem sido os caminhos pelos quais passei, mas em todos era preciso caminhar sem parar, apesar de... Era e ainda é preciso ter fé, esperança, folego.
Ainda é assim, e que 2013, independente da estrada que nossa vida tenha que trilhar, é preciso força, coragem, resitencia, fé, e quando as forças esvairirem, pedir socorro à Deus, porque Ele sempre está conosco. Vamos lá!!

A MISSÃO EM MARCOS

A MISSÃO EM MARCOS

Dr. Frei Vicente Artuso – Professor de Teologia da PUCPR

 

I-Sumário da missão de Jesus:
Em Mt e Mc o ministério publico de Jesus começa com a proclamação: “O tempo se cumpriu e o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho”. Mc 1,14-15; Mt 4,17
1-o tempo se cumpriu (peplerotai) – é o momento, kairós de anunciar, é urgente,
Em Mc euthus, imediatamente Jesus foi anunciar, curar, anunciar, pregar,
2- O reino de Deus está próximo: basileia tou Theou: O reino é o amor do Pai, que salva a humanidade na pessoa, na palavra e na ação de Jesus.
3-Arrependei-vos, metanoeite – mudança, de mentalidade, dos valores que contam, da linha de pensamento, das estruturas de pecado. Trata-se de incutir uma nova mentalidade evangélica,
4- crede no evangelho: A fé vem junto com a conversão:
(Vendo a fé dos que carregavam o paralítico…(Mc 2), não tenha medo mas creia…disse ao chefe da sinagoga no milagre da cura de Talita (Mc 5,36) Tudo é possível ao que cré (Mc 9,23). Em verdade vos digo se disser a este monte…se crer, isso acontecerá (Mc 11,23)
Tudo que pedires, crede, que tenhas recebido e isso acontecerá (11,24)
Quem crer e for batizado será salvo, e sinais acompanham os que crerem (Mc 16,16-17)
-A missão é urgente, o tempo é agora,
-o reino está próximo, está presente e deve acontecer
-a exigência do reino para que aconteça é preciso fé e conversão

II-Conceito de missão e vocabulário em torno da missão
No AT - Schaliah-enviar – quem recebe missão é enviado e tem ligação com aquele que envia – fidelidade a pessoa, a tarefa confiada, a palavra a ser transmitida.
No NT- apostelo, eu envio. (12 v. em Mc, em Lc.27 v. mt 23)
Mc 1,2- eis que envio (apostelo) o meu mensageiro (angelon mou)- há grande fidelidade de J.Batista na missão: O mesmo que João prega, Jesus prega. Em Mt, o mesmo conteúdo da pregação de João Batista é o conteúdo da pregação de Jesus: “arrependei-vos porque o reino dos céus está próximo” (Mt 3,2 e 4,17)
Mc 3,13-14: Subiu a montanha, chamou a si, constituiu doze, para que ficassem com ele, a fim de enviá-los (apostelei) a anunciar (kerusein) e ter autoridade (exousian de expulsar demônios)
Mc 6,6b-7: Ele percorria os povoados circunvizinhos, ensinando (edidaskein) (6,6) chamou (ekalesen) a si os doze, e começou a enviá-los (apostelein) dois a dois.
A missão aparece em 6,12-13: Partindo eles, pregavam (kerusein) que todos se arrependessem, e expulsavam muitos demônios ungindo-os com óleo.
Mc 8,26- o cego de betsaida curado Mc, relata que “Jesus enviou-o (apostelein) para casa dizendo “não entres no povoado”
Mc. 9,17- aquele que me recebe, não recebe a mim mas aquele que me enviou –ton aposteilanta me, (identidade entre o que envia e o enviado)
Mc 12,2-13- na parábola dos vinhateiros homicidas é onde aparece 6 vezes o verbo apesteilen (enviou) (insistência no envio)
Outro termo importante em Marcos: é ensinar (didaskein) 17 vezes:
A característica do ensino, não é a palavra pronunciada mas a prática, basta ver os milagres, Jesus ensina fazendo (Mc 1,28ss, 2,1-4; 1,40-45) Era um ensino com autoridade, éra um ensino constante até no templo: “cada dia estava com vocês no templo ensinando (didaskon) e não me prendeste” (Mc 14,49)
Ensinava na sinagoga aos sábados (Mc 1,21-28)
Ensinava com autoridade e não como os escribas (Mc 1,22)
Todo povo veio a ele e ensinava a beira mar.(Mc 2,13)
De novo começou a ensinar junto ao mar (Mc 4,1) em parábolas (4,2)
Percorria as aldeias ensinando (Mc 6,2)
Vendo a multidão, sentiu compaixão, e começou a ensinar (Mc 6,30)
Começou a ensinar que o filho do homem deve morrer (Mc 8,31)
Ensinava seus discípulos (9,31)
Foi para o território da judéia, além do jordão e como de costume ensinava as multidões (Mc 10,1-10). Os discípulos começaram a ficar assustados com seu ensinamento.
Ensinava e dizia “minha casa será casa de oração para todos os povos)
O escriba doutor reconheceu que Jesus ensinava a verdade do caminho de Deus verdade (Mc 12,14)
Jesus tinha consciência e confirmou com sua missão: “É necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações” Mc 13,10). Ensinar (didaskein) anunciar (kerusein) falava (elalen-Mc 2,2), e proclamação está unidos

III- Considerações sobre as características da missão em Marcos:
-A missão consiste em anunciar que o reino de Deus está próximo, que é preciso fé e conversão. Fé e conversão tem resultados. Cria o mundo de paz, e novas relações (Jesus estava entre as feras e os anjos o serviam. , Os discípulos que crerem, se pegarem em serpentes ou beberem o veneno, nada lhes fará mal (Mc 16)
-Fé e conversão tem resultado concreto: pela fé esclarecida o seguimento é fiel até o fim, pela conversão acontece mudança no relacionamento. Cria-se comunidade sem disputa de poder, e comunidade de serviço. Quem quiser ser o maior seja como aquele que serve.
-a missão requer formação de comunidades, Jesus começou formando um grupo de discípulos.
-A missão é esclarecer o que é ser discípulo, quais as exigências do seguimento. Missão é curar a cegueira que impede de ver a cruz, e reconhecer que Jesus é o enviado do Pai que deve passar pela cruz.
- As obras da missão é que dão autoridade ao missionário, a mística, fidelidade a palavra.
-A missão também é trabalho mais personalizado e não apenas com as multidões. Mc mostra que Jesus ensinava os discípulos em particular, na casa, a parte, longe da multidão esclarecia as dificuldades e fazia as correções (cf.Mc 7,17; 8,17-18; 6,52; 8,27-28; 9,11-12; 9,35-36; 9,33; 10,32-33; 11,21; 9,28; 12,43; 10,10)
-A missão de envangelizar é prioritária desde a introdução de Mc 1,1-15. O vocabulário em torno da missão: anunciar, ensinar, ecoar a voz. A dupla missão de João e Jesus, no início confirmam isso, bem como a inclusão do termo evangelho em Mc 1,1-2 e 1,15.
-A missão tem a finalidade de mostrar que Jesus é o filho de Deus. O filho de Deus é o Messias oculto, o servo, Jesus de Nazaré. Segundo Bultmann Mc quis unir o credo helenista do Filho de Deus com o Jesus histórico. Entende-se que o objetivo de Mc na primeira parte é responder a pergunta: quem é Jesus, e na segunda parte que tipo de filho de Deus ele é, que tipo de messias.
-A missão tem sucessos, no início tudo dá certo, mas depois tem crises e desencontros, fracassos (ver parábola do semeador: os que veem e não enchergam, ouvem e não escutam) Mc 4,
-a missão exige abertura e conversão pastoral: É o que vemos no exemplo de Jesus que mudou seus paradigmas ao curar a filha endemoninhada da Siro-fenícia. Reconheceu que há uma pressão de fora, há um apelo constante. Por isso na multiplicação dos pães do outro lado do mar, para os pagãos saciou fartamente a todos. Um contraste com as migalhas só por acaso são aproveitadas quando caem da mesa dos donos, como pensavam alguns que privilegiavam o povo eleito, “a mesa dos filhos”
-Jesus contou com um grupo de discípulos mais próximos, aos quais dedicava atenção especial na formação. Contou com discípulas que forma as principais missionárias e testemunhas da ressurreição aos próprios discípulos.
-A missão se expande também com o testemunho e a atuação dos discípulos e discípulas anônimos:
-Sogra de Pedro que se colocou a serviço (Mc 1,30-31). O leproso curado que saiu a proclamar a boa notícia (1,44-45) O que era endemoninhado foi proclamar na decápole (Mc 5,20). A viúva pobre que deu mais que todos (Mc 12,42-44) A mulher de Betânia que derramou o frasco de óleo (Mc 14,4.9), o cégo de Jericó, que deixa o manto e segue Jesus (Mc 10,49). Enfim uma grande multidão que vinha da Galiléia o seguia (Mc 3,7). Eram muitos publicanos e pecadores que o seguiam (Mc 2,15)
-No meio das muitas atividades é preciso saber parar como Jesus tentou fazer: refugiava-se em Lugares desertos e orava (Mc 1,34-36), tentava descançar (Mc 6,30-32)
-A missão requer também compaixão (splangnizomai), como Jesus teve com a multidão faminta no deserto.
-A missão requer ruptura, dos panos velhos, dos odres velhos, renovação a luz dos sinais dos tempos.
-Nossa missão é um recomeçar sempre de novo o seguimento de Jesus na galileia onde ele se revela. Ide contar a Pedro e a outros discípulos que ele caminha a vossa frente na Galileia.
-Portanto a missão em Mc no início atinge as multidões, famintos, possessos, pobres, doentes, cegos, mas depois inicia um trabalho mais personalizado ensinando os discípulos a patê.
-Não usar populismo fácil, mas discrição quando isso requer.
-A missão é caminhada para Jerusalém, onde aparecem também a cruz na curva, mas também missão inclui experiência alegre do anúncio da ressurreição.
-A missão é chamamento e mandado que pede resposta generosa como fez o cego de Jericó que largou o manto e foi pulando atrás de Jesus.
-a missão de Jesus é integral, libertadora, pois ele cura e liberta para o serviço.
-A morte de Jesus na cruz estabelece um elo com o problema da missão. Marcos considera a cruz o ponto decisivo e paradoxal na história da salvação (Mc 15,39). A morte de Jesus é morte “por muitos” (Mc 10,45; 14,24) e o centurião gentio é sinal desses “muitos”, que reconhecerão a morte e a ressurreição de Jesus como o ato de salvação de Deus para o mundo. Na narrativa da paixão segundo Marcos, nenhum discípulo testemunha a morte de Jesus, mas somente o centurião romano e as mulheres (15,39-40). Estas com efeito serão apontadas como discípulas porque “subiram da Galiléia para Jerusalém”(Mc 15,40-41) e são as primeiras a proclamar a mensagem da ressurreição (Mc 16,7). Mas o fracasso tornasse apelo para novo recomeço “Depois que eu ressurgir, eu vos precederei na Galiléia” (Mc 14,28) O fracasso final torna-se apelo para novo recomeço na mensagem: “ide dizer a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia, lá o vereis como vos tinha dito” (Mc 16,7). No entanto a profecia da reconciliação está no mesmo nível da predição do fracasso”(C.Stuhlmueller, e S.Donald. Os fundamentos bíblicos da missão.Paulinas,1987,p.312).

IV - Hermenêutica: Desafios da missão na realidade de hoje inspirando-nos na prática de Jesus.
-Jesus formou os discípulos e ajudou a abrir-lhes os olhos para entenderem o que significa seguir, perseverar com fé, mesmo com o peso das cruzes de cada dia. Como formar mais discípulos para seguir Jesus, e viver as exigências do reino no mundo de hoje?
-O Evangelho de Marcos, mostrou que Jesus ensinava fazendo ações que lhe davam autoridade perante o povo. Assim os projetos de missão ad intra e ad extra, precisam se impor com autoridade que vem da mística missionária, da dedicação e planejamento em vista de resultados mais animadores.
- Especialmente em Mt, a missão é fazer discípulos todas as nações. Porém em Mc também a expansão da missão acontece até mediante o testemunho de discípulos e discípulas anônimos que se colocaram a serviço.
-O conteúdo da pregação: é o Reino de Deus, sua proximidade, a conversão, a fé. Há sinais de um aumento na fé da comunidade, aumento de convertidos e engajados em atividades missionárias?
-A prática de Jesus em Mc veio ao encontro dos impuros, marginalizados, cegos, leprosos, pecadores, doentes, gente sem rumo, como ovelhas sem pastor. A pastoral da Igreja, quer ser integral investe na promoção humana junto com o evangelho anunciado?
-Se os discípulos foram chamados para seguir e estar na companhia de Jesus, como os discípulos e discípulas de hoje alimentam sua fé para perseverar na obra? Temos em mente que “É preciso que o evangelho seja proclamado a todas as nações”(Mc 13,10)?
- O Evangelho mostrou a experiência do relacionamento entre os discípulos e discípulas com o mestre, ás vezes foi até dura, pois eles demoravam a entender (Mc 7,17), mas mesmo assim Jesus esteve sempre com eles, e até dedicou-se a ensiná-los e questioná-los em particular. A missão e evangelização mais particularizada, individual ou de casa em casa, pode ser meio mais eficaz de atingir os objetivos.
-É no encontro com o ressuscitado, na experiência de comunidade, e vida no Espírito, que a Igreja vai encontrar forças para recomeçar nas “Galiléias” o seguimento de Jesus pois Ele caminha na nossa frente e nos desafia na missão: “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nascer de novo é preciso

"Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo". Jonh Wesley
 
 

 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Gritos

“Não tenho nenhuma das qualidades necessárias para vencer na vida” (Franz Kafka, O processo, p. 253). É isso o que as pessoas falam, mas sem palavras.
É a vida delas que “grita” por elas. Esses gritos precisam ser ouvidos e se a teologia cristã tem falhado em ouvir essas vozes é porque pouco eco ficou das palavras de Jesus segundo Mateus: “ Pois eu tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me acolhestes; estava nu e não me vestistes; doente e na prisão, e não me visitastes.” (MT 25:42ss TEB).
Atentar para a vida no cotidiano, para as pessoas é, dar passos com paixão como aquelas pessoas que, à margem das sociedades, vivem no medo e na morte e que precisam de força para poder gozar da vida dentro das limitações de suas possibilidades de vida. É com paixão que se vive, porque a vida é efêmera. Apaixonar-se não pode ser visto como algo breve, passageiro, sentimental, que se sobrepõe à lucidez e à razão. Apaixonar-se é assumir a condição de efemeridade do viver, como já observara Fernando Pessoa, “a vida é a hesitação entre uma exclamação e uma interrogação. Na duvida, há um ponto final”.  
Pois é na banalidade do cotidiano que é possível dar alguns passos, passos com paixão, sensíveis a singularidade de cada pessoa, em dialogo com uma teologia preocupada em transformar.
 

Milton Nascimento, Tadeu Franco e Simone - COMUNHÃO